Tempestade e ventos de mais de 100km/h causou transtornos em SP com quedas de árvores e desabamentos

Na noite desta sexta-feira, 11, uma intensa tempestade, acompanhada de ventos fortes e chuvas torrenciais, provocou diversos incidentes em São Paulo

São Paulo: Tempestade violenta e ventos de 108 km/h!
– Créditos: depositphotos.com / joasouza

Na noite desta sexta-feira, 11, uma intensa tempestade, acompanhada de ventos fortes e chuvas torrenciais, provocou diversos incidentes em São Paulo, conforme relatado pelo Corpo de Bombeiros. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura colocou a capital paulista em estado de atenção, afetando várias regiões da cidade.

Publicidade

O que aconteceu em São Paulo na noite de sexta-feira (11)?

A partir das 19h30, o CGE emitiu notificações de alerta para todas as regiões da cidade, incluindo a iminência de transbordamento dos córregos Água Espraiada e Ponte Rasa. Essas notificações foram desfeitas às 21h após a diminuição das áreas de instabilidade, restando apenas chuvas leves. Contudo, o impacto já havia sido significativo, com 14 quedas de árvore inclusas nos registros.

Quais foram os danos causados a cidade de São Paulo?

Os desabamentos também marcaram a noite. O primeiro ocorreu na Rua Engenheiro Leo Psanquevich, em Cotia, envolvendo três vítimas que receberam atendimento médico. O segundo desabamento aconteceu na Rua Xico Santeiro, no Jardim São Luís, sem registro de feridos. Autoridades recomendam à população que evite áreas alagadas e mantenha distância da rede elétrica e árvores.

Quedas de energia e efeitos nos transportes

A tempestade também causou falhas no fornecimento de energia elétrica em várias áreas, como Santo Amaro, Saúde e Interlagos na zona sul, além da Barra Funda, Bela Vista e Jardim Paulista, no Centro, e Mooca na zona leste. As operações de pousos e decolagens no Aeroporto de Congonhas foram interrompidas temporariamente entre 19h53 e 20h12, segundo informou a Aena.

Avião sobrevoando o aeroporto de congonhas em são paulo- Créditos: depositphotos.com / Junot

Qual a força do vento que chegou a São Paulo?

Além da chuva, a força dos ventos, com velocidades superiores a 100 km/h em alguns locais, destelhou construções, incluindo parte do telhado do Shopping SP Market. A estação meteorológica de Interlagos registrou ventos de 108 km/h. No Aeroporto Campo de Marte, a rajada chegou a 88 km/h. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) relatou ventos de 75 km/h registrados no Mirante de Santana.

Publicidade

Qual a Previsão do Tempo para o Fim de Semana?

Neste final de semana, 12 e 13 de outubro, não há previsão de novos temporais na Grande São Paulo. No sábado, pode chover durante a madrugada e início da manhã, mas à tarde o risco de chuva diminui e o sol deve aparecer entre nuvens. O clima ficará abafado, com máximas próximas de 28°C.

No domingo, a previsão da Climatempo indica um dia com sol entre muitas nuvens e temperaturas mais amenas. Ventos frios de origem polar, somados à nebulosidade, vão dificultar a elevação das temperaturas.

Medidas de segurança e recomendações

As autoridades continuam monitorando as condições meteorológicas, apesar de não haver previsão de novos temporais. Recomenda-se que a população busque abrigo seguro em caso de novas tempestades e mantenha-se informada pelos canais oficiais. Para quem planeja viajar, é aconselhável contatar as companhias aéreas para obter atualizações sobre voos.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.