POPULAÇÃO SOFRE

Após chuvas intensas, abastecimento de água no Grande Rio está prejudicado

Thiago Pampolha, governador em exercício, disse que apenas duas das cinco bombas da Região Metropolitana que deveriam fazer a drenagem em caso de inundação estão em condições de funcionamento

Após chuvas intensas, abastecimento de água no Grande Rio está prejudicado
Crédito: Instagram/Prefietura do Rio/Via Agência Brasil

As chuvas intensas que caíram sobre o Rio de Janeiro neste fim de semana afetaram drasticamente o sistema de abastecimento de água no Grande Rio, que é dependente de estações de tratamento e rios localizados na Baixada Fluminense.

Publicidade

Moradores do bairro Amapá, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foram flagrados caminhando por ruas alagadas na manhã desta segunda-feira (15). Algumas pessoas estavam com o nível de água na altura do peito. Outros subiram nos telhados das casas e acenavam para os helicópteros, pedindo ajuda.

A situação também afeta a distribuição de água para lares e estabelecimentos no Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti.

Thiago Pampolha, governador em exercício do RJ, disse em entrevista do Bom Dia Rio que apenas duas das cinco bombas da Região Metropolitana que deveriam fazer a drenagem em caso de inundação funcionam atualmente. “Essas bombas são muito antigas, elas foram inauguradas, salvo engano, em 2009 ou 2010, e elas todas estão em situações de muita fragilidade, elas são antigas, e nós estamos trabalhando apenas com 2 bombas”.

Segundo a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), foi preciso reduzir drasticamente a capacidade da Estação de Tratamento do Guandu, responsável pelo fornecimento de água para cerca de 11 milhões de pessoas. Por volta das 15h de domingo, a estação funcionava com apenas 19% da capacidade, por conta das alterações na água captada.

Publicidade

Na manhã desta segunda, a operação foi intensificada e chegou a 78%. De acordo com a Cedae, técnicos seguem monitorando as condições da água bruta, e a operação da estação será retomada assim que o manancial voltar à normalidade.

Também localizada na Baixada, a Estação de Tratamento Água de Japeri teve seu funcionamento totalmente interrompido desde a tarde de domingo, por causa da elevação do nível do rio e das alterações na qualidade da água bruta.

A concessionária de distribuição Águas do Rio comunicou na manhã desta segunda-feira (15) que a situação das estações de tratamento impacta diretamente a distribuição de água. Em Japeri, por exemplo, o abastecimento em todo o município está suspenso.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.