
Os trabalhadores de aplicativos marcaram paralisação contra iFood, 99 e Uber para esta terça-feira (29), em capitais de todo o país. Pessoas de Ribeirão Preto, Campinas, Santos, Volta Redonda, Região os Lagos (RJ) e Juiz de Fora (MG) vão aderir à manifestação, de acordo com o portal Uol.
O ponto de encontro em São Paulo será a sede do Uber, no Parque Industrial Tomas Edson, na região da Barra Funda. No Rio de Janeiro, iniciará com a saída dos trabalhadores do aeroporto Santos Dumont rumo ao escritório do Uber, na avenida Presidente Vargas.
Os aumentos do preço dos combustíveis diminuíram ainda mais os ganhos com corridas e entregas, de acordo com os trabalhadores das plataformas digitais. O motorista de aplicativo e um dos líderes do movimento no Rio de Janeiro, Livio de Andrade, aponta que cada cidade possui suas diretrizes. Logo, a movimentação não será amparada por uma organização nacional.
“Aqui [no Rio] vamos levar bandeiras, buzinar e tentar interferir o menos possível no trânsito. Vamos à sede do Uber para tentar falar com algum representante”, afirma Livio. Segundo ele, as ações são combinadas por meio de grupos de WhatsApp.
A manifestação dos trabalhadores de aplicativos tem o início previsto para as 8h desta terça-feira (29) e um segundo ato está previsto para esta sexta-feira (01). Além da paralisação, os manifestantes pedem que os usuários utilizem a #apagaodosapps nas redes sociais.
Dia 01/04 tem greve nas ruas e #apagaodosapps aqui no mundo virtual! pic.twitter.com/JdBSwHG76r
— Galo (@galodeluta) March 27, 2022