
Conhecido como “Tubarão“, o miliciano Tauã de Oliveira Francisco, de 25 anos, foi baleado e morreu na manhã desta terça-feira (6) durante uma operação da Polícia Civil em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. “Tubarão” era rival da milícia de Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho.
O confronto ocorreu na Rua Dona Zica, no bairro Ponto Chic. Levaram o criminoso para o Hospital da Posse. Porém, ele já chegou morto no local.
Quem foi “Tubarão”?
Segundo as investigações, o criminoso era chefe de um grupo paramilitar que atua em Seropédica e parte de Nova Iguaçu. “Tubarão” era um dos adversários de Zinho, líder da principal milícia atuante no Rio e atualmente detido desde dezembro, após se entregar à Polícia Federal.
A princípio, “Tubarão” era membro da milícia de Zinho. Entretanto, ele rompeu com o grupo em dezembro de 2022. Em janeiro de 2023, ele invadiu a área conhecida como KM 32 da antiga Estrada Rio-São Paulo, controlada pela milícia de Zinho, expandindo seu domínio para Nova Iguaçu e eliminando milicianos rivais no processo.
Após essa incursão, os confrontos entre as milícias de Zinho e “Tubarão” aumentaram na região, e o miliciano passou a receber apoio de traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP) em alguns embates contra seu antigo líder.
* Matéria publicada com supervisão de Ricardo Parra.