
A previsão do tempo no Rio Grande do Sul (RS) neste domingo é de chuvas isoladas e calor no estado, de acordo com a Climatempo.
As pancadas de chuva terão raios e eventuais rajadas de vento em todo o RS e na serra de Santa Catarina. O volume será menor e a chuva, menos duradoura.
Mesmo com um volume menor de precipitação0, as pancadas de chuva podem agravar a situação nos municípios já fragilizados. Em Porto Alegre, a temperaturas variam entre 19°C e 27°C.
O nível do rio Guaíba às 7h de domingo seguia alto, com 5,30 metros de altura, segundo o Centro Integrado de Coordenação de Serviços da prefeitura da cidade. Às 20h de sábado, o rio estava com 5,22 metros.
A mesma temperatura máxima de 27°C deve ser registrada ainda em Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio e Guaíba. Em Taquari, os termômetros devem atingir 26°C. Todas estas cidades fazem parte da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Previsão do tempo para segunda-feira (6)
Na segunda-feira, a previsão do tempo indica uma trégua na chuva no Rio Grande do Sul, com sol entre nuvens.
Além dos mortos, há 74 desaparecidos e 107 pessoas feridas em razão das fortes chuvas. A Defesa Civil soma 82,5 mil pessoas fora de casa, sendo 13,3 mil em abrigos e 69,2 mil desalojadas, que recebem abrigo nas casas de familiares ou amigos.
Os temporais da última semana no Rio Grande do Sul causaram 55 mortes confirmadas e outras sete em investigação. Com isso, o número de vítimas superou o total da última tragédia ambiental do RS, em setembro de 2023, quando 54 pessoas morreram.
FOCO EM SALVAR VIDAS I “Nós estamos mobilizando todo o nosso governo para apoiar o Rio Grande do Sul nesse momento em que a centralidade é o esforço para salvar vidas.”
Disse o ministro @Pimenta13Br, ministro da @secomvc em coletiva sobre RS. pic.twitter.com/OXPtx5WwdS
— CanalGov (@canalgov) May 4, 2024