GÁLIO

Veículo com material radioativo é furtado em São Paulo

Dentro da picape roubada, havia cinco embalagens com material utilizado na medicina nuclear, que podem trazer riscos à saúde

Dentro da picape roubada, haviam cinco embalagens com material radioativo utilizado na medicina nuclear, que podem trazer riscos à saúde.
O caso ainda não foi solucionado e não há suspeitos – Créditos: Reprodução/ Comissão Nacional de Energia Nuclear

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) alertou as autoridades de São Paulo que um veículo que transportava material radioativo foi furtado. O incidente foi registrado no 49º Distrito Policial (DP) de São Mateus. Até o momento, nem a picape e nem o material foram localizados. Ainda não há suspeitos.

Publicidade

O caso aconteceu no último domingo (30), e dentro do veículo havia cinco embalagens de gálio, um metal utilizado na medicina nuclear, em geradores para realização de exames. O material é radioativo e pode causar riscos à saúde.

Em comunicado, a CNEN, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, enfatizou a importância de manter distância do material radioativo e de entrar em contato imediato com as autoridades caso este seja encontrado. Os materiais em questão estão blindados contra a emissão de radiação para o ambiente. Contudo, a manipulação inadequada dessas substâncias pode resultar em sérios danos à saúde.

Como as autoridades estão respondendo ao furto do material radioativo?

Nesta quinta-feira (4), a CNEN divulgou uma nota oficial em seu site, em que informou a população sobre o material e como lidar com ele. Além de instruir a todos permanecerem distantes do alvo do furto caso entrem em contato, também forneceram modos de contato. “Caso encontre o material radioativo, […] contacte imediatamente a CNEN pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763 e também a Polícia, afirmou.

As embalagens foram roubadas de um veículo da empresa de transportes Medical Armazenagem Logística e Distribuição Ltda, que não fez nenhum pronunciamento oficial sobre o assunto, mas disse em entrevista que há empenho para achar a picape. “A situação está sendo acompanhada pela CNEM, pela polícia, […] que evidentemente tá todo mundo empenhado para poder localizar esses produtos”, afirmou um dos representantes ao g1.

A polícia afirma que o motorista do veículo que procurou as autoridades, após perceber seu sumiço. Na noite do sábado (29), ele havia estacionado a picape em frente a sua casa e, na manhã seguinte, já não estava mais lá.

Publicidade

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.