turismo e viagem

Veja as novidades do novo passaporte brasileiro

O modelo atualizado começa a ser produzido no mês de setembro, data do bicentenário da Independência do Brasil.

veja-as-novidades-do-novo-passapirte-brasileiro
Imagens das novas páginas do passaporte do Brasil, com referências aos biomas brasileiros (Crédito: Reprodução/Polícia Federal)

O novo modelo do passaporte brasileiro foi apresentado pelo governo federal nesta segunda-feira (27). Entre as mudanças, novas figuras da fauna e da flora brasileira chamam atenção. O Planalto também afirmou que o documento ficou mais seguro contra possíveis fraudes.

Publicidade

A última grande atualização, efetuada em 2015, implantou um chip no documento e passou a ser chamado de passaporte eletrônico, além de dobrar o prazo de validade para 10 anos.

O modelo atualizado começa a ser produzido no mês de setembro, data do bicentenário da Independência do Brasil, de acordo com o Ministério da Justiça.

A troca de passaporte para o novo não será obrigatória: ela só é necessária quando o documento venceA validade continua sendo de dez anos.

O governo disse ainda que a taxa para emissão continuará a mesma: segundo o site da Polícia Federal, atualmente ela é de R$ 257,25 para o passaporte comum. Para casos de urgência de emergências, é mais caro: R$ 334,42. O valor também aumenta se a pessoa deixar de apresentar o documento vencido.

Publicidade