
O novo modelo do passaporte brasileiro foi apresentado pelo governo federal nesta segunda-feira (27). Entre as mudanças, novas figuras da fauna e da flora brasileira chamam atenção. O Planalto também afirmou que o documento ficou mais seguro contra possíveis fraudes.
A última grande atualização, efetuada em 2015, implantou um chip no documento e passou a ser chamado de passaporte eletrônico, além de dobrar o prazo de validade para 10 anos.
O modelo atualizado começa a ser produzido no mês de setembro, data do bicentenário da Independência do Brasil, de acordo com o Ministério da Justiça.
A troca de passaporte para o novo não será obrigatória: ela só é necessária quando o documento vence. A validade continua sendo de dez anos.
O governo disse ainda que a taxa para emissão continuará a mesma: segundo o site da Polícia Federal, atualmente ela é de R$ 257,25 para o passaporte comum. Para casos de urgência de emergências, é mais caro: R$ 334,42. O valor também aumenta se a pessoa deixar de apresentar o documento vencido.
Lançamento do novo passaporte brasileiro
Neste dia 27/6, na Presidência da República, foi lançada uma nova versão do documento internacional de viagem dos brasileiros. O novo passaporte chega com a proposta de se tornar um cartão de visitas do cidadão brasileiro para o mundo. pic.twitter.com/JJY35BDzuD
— Polícia Federal (@policiafederal) June 27, 2022