condições de estresse

Veja o que diz laudo da morte do cão Joca em voo da Gol

Golden Retriever de 5 anos sofreu uma fatalidade após um erro operacional da empresa; o animal foi enviado ao destino errado

Veja o que diz laudo da morte do cão Joca em voo da Gol
Joca, o golden retriever, tinha cinco anos quando faleceu – Créditos: Reprodução/ Instagram

Nesta quinta-feira (4), foi revelado o laudo da morte do cão Joca, um Golden Retriever de 5 anos que sofreu uma fatalidade durante um voo operado pela Gol. O incidente ocorreu após um erro operacional onde o animal foi enviado ao destino errado, aumentando o tempo que ele passou dentro da aeronave.

Publicidade

Joca deveria embarcar em um voo de Guarulhos (SP) para Sinop (MT) em 22 de abril deste ano, onde passaria a morar com seu tutor João Fantazzini Júnior. No entanto, ele foi enviado por engano para Fortaleza (CE). O voo, que deveria durar até 2h30min, acabou levando cerca de 8 horas. Uma testemunha relatou que a caixa onde ele estava foi colocada de maneira inadequada no porão de bagagens.

O que foi determinado no laudo sobre a morte de Joca?

A TV Globo teve acesso ao laudo da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), que aponta que a causa da morte foi choque cardiogênico, uma ineficiência do coração em bombardear o sangue para os órgãos.

De acordo com Fátima Martins, uma veterinária que analisou o laudo oficial do caso, as condições extremas de estresse e calor foram determinantes para o desfecho.

Quando o laudo fala que os órgãos apresentavam vasos ingurgitados de eirtrícitos, isso se deu à falta de oxigenação. No meu ponto de vista, ele teve, então, uma hipertermia, um quadro de hipertermia e estresse que levou esse quadro de choque cardiogênico. O próprio estresse que ele passou já poderia levar a óbito. E o estresse seguido de desidratação com as comorbidades que ele tinha, e vivia muito bem com elas e não era limitante, ele não teria morrido. Ele tinha alterações cardíacas, porém o agravante foi a hipertermia que levou a desidratação e o choque hipovolêmico“, destacou Fátima ao g1.

Publicidade

Segundo a veterinária, cachorros de raça grande têm normalmente alterações no coração, principalmente em situação de estresse, “mas no Joca as alterações cardíacas não levariam a óbito se ele não tivesse essa desidratação severa. O choque cardiogênico foi provocado pela hipertermia“.

O que diz a Gol?

Ao serem contatados, a Gol lamentou profundamente o ocorrido e afirmou que está oferecendo suporte ao tutor do animal. A empresa reconheceu o erro operacional que levou à troca de destinos e garantiram que estão trabalhando para que falhas deste tipo não se repitam no futuro. Confira a nota na íntegra:

A GOL lamenta profundamente o ocorrido com o cão Joca e se solidariza com a dor do seu tutor. A Companhia informa que o cão Joca deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo 1480 do dia 22/04, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR).

Publicidade

Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o Joca.

A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o Joca e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do Joca sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos (GRU), vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal.

A Companhia está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time. Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação“.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.