A presença de um sistema de alta pressão sobre o Brasil Central vai manter as nuvens carregadas longe das Regiões Sudeste, Centro-Oeste e interior das Regiões Norte e Nordeste. O primeiro dia de setembro será com predomínio de sol e chuva apenas sobre os extremos do país.
Neste domingo, as condições climáticas no Brasil variam significativamente de região para região. Acompanhe a previsão detalhada para cada área do país para se preparar para o dia.
Como a frente fria e o ciclone extratropical impactarão o Sul?
O avanço de uma frente fria sobre o Sul do país forma nuvens carregadas entre a região norte gaúcha e o interior dos estados de Santa Catarina e Paraná. Não há previsão de temporais; a chuva é de fraca a moderada intensidade. Atenção especial para as ventanias que devem ocorrer ao longo do dia, devido à presença de um ciclone extratropical em alto mar.
- Na Grande Curitiba, predomínio de sol e tempo estável.
- Possibilidade de ventos de até 90 km/h na região leste e metropolitana do Rio Grande do Sul.
Como o tempo seco afetará a segurança na Região Sudeste?
Neste domingo, toda a Região Sudeste terá um dia ensolarado e quente, graças à presença de uma grande massa de ar seco. No entanto, o amanhecer na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e no Vale do Ribeira, em São Paulo, será com neblina, que logo se dissipa e dá espaço ao sol.
- Alta possibilidade de incêndios florestais devido à baixa umidade do ar.
- Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h na região central e metropolitana de São Paulo.
A frente fria em Mato Grosso do Sul vai trazer alívio para o calor?
A frente fria avança até o sul de Mato Grosso do Sul, aumentando a nebulosidade na região, mas sem previsão de chuva. O tempo permanece estável e bem quente em todas as demais áreas.
- Termômetros podem chegar aos 40°C em vários municípios.
- Alta possibilidade de incêndios florestais devido à baixa umidade do ar.
Como estão as condições climáticas entre Salvador e Natal?
Os ventos que sopram do mar em direção ao continente continuam formando nuvens carregadas entre as capitais Salvador e Natal. Pode chover a qualquer hora, mas sem acumulados altos. No interior da região, o clima é seco e quente.
- Baixa umidade do ar no interior da região.
- Rajadas de vento entre 51 e 70 km/h nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte.
Qual a previsão do tempo para região norte?
Neste domingo, a previsão é de chuva bem isolada e passageira sobre o extremo norte da Região Norte. As temperaturas são altas e a sensação é de abafado onde chove. Nas demais áreas, tempo seco e com elevado risco para novos incêndios.
- Alto risco de incêndios em áreas secas.
- Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h na fronteira oeste de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Quais são os alertas meteorológicos para domingo?
Fique atento aos seguintes alertas meteorológicos:
- Atenção para chuva moderada e rajadas de vento de até 70 km/h: Campos de Cima da Serra e Região Metropolitana de Porto Alegre, litoral sul de Santa Catarina, entre Salvador e Aracaju, estado de Roraima.
- Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h: fronteira oeste de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estado do Paraná, oeste de Santa Catarina, região central e metropolitana de São Paulo, interior da Região Nordeste.
- Rajadas de vento entre 51 e 70 km/h: estado do Rio Grande do Sul, região leste de Santa Catarina, estados do Ceará e Rio Grande do Norte.
- Rajadas de vento entre 71 e 90 km/h: região leste e metropolitana do Rio Grande do Sul.
- Baixa umidade do ar: toda a Região Centro-Oeste, grande parte da Região Sudeste, interior das Regiões Norte e Nordeste, estado do Paraná.
Para mais informações e atualizações, continue acompanhando a previsão do tempo.
Siga a gente no Google Notícias