ESTUDO

Horário de verão tem apoio de 54,9% da população

A região Sul apresentou o maior apoio ao horário de verão, com 60,6% de aprovação, dos quais 52,3% são totalmente favoráveis

A região Sul apresentou o maior apoio ao horário de verão, com 60,6% de aprovação, dos quais 52,3% são totalmente favoráveis
A região Sul apresentou o maior apoio ao horário de verão, com 60,6% de aprovação, dos quais 52,3% são totalmente favoráveis – Crédito: Canva Fotos

Uma pesquisa recente conduzida pelo portal Reclame Aqui e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revelou que a maioria dos brasileiros é favorável ao retorno do horário de verão. O levantamento, que contou com três mil entrevistas, mostrou que 54,9% dos brasileiros são a favor de adiantar os relógios ainda este ano.

Publicidade

Entre os favoráveis, 41,8% se mostraram totalmente a favor e 13,1% são parcialmente favoráveis. No entanto, a pesquisa revelou também resistência: 25,8% se declararam totalmente contrários, 17% indiferentes e 2,2% parcialmente contrários à mudança.

Benefícios do horário de verão e impactos na economia

A região Sul apresentou o maior apoio, com 60,6% de aprovação, dos quais 52,3% são totalmente favoráveis. Já no Sudeste, 56,1% apoiam a ideia, enquanto no Centro-Oeste, 40,9% demonstram ser a favor da mudança, sendo 29,1% totalmente e 11,8% parcialmente favoráveis.

A principal justificativa entre os que apoiam o horário de verão é a economia de energia elétrica e outros recursos, apontada por 43,6% dos entrevistados. Em contrapartida, 39,9% acreditam que a medida não traz economia significativa.

Qual é a opinião das diferentes regiões do Brasil?

De acordo com a pesquisa, a região Sul lidera a percepção de benefícios econômicos com o horário de verão. Na região, 47,7% dos moradores acreditam que adiantar o relógio resulta em economia, e 51,8% veem vantagens para o comércio e serviços, como lojas e restaurantes. Por outro lado, 32,7% não observam vantagens e 15,5% não possuem opinião formada.

Publicidade
  • Economia de Energia: 43,6% acreditam que o horário de verão economiza recursos.
  • Turismo: 41,7% acreditam que suas cidades ficam mais atrativas para turistas.
  • Segurança: 35,2% se sentem mais seguros durante o horário de verão.

O retorno do horário de verão é uma boa ideia?

O horário de verão desperta opiniões diversas. Para muitos, ele possui efeitos positivos como maior segurança, citada por 35,2% dos participantes, especialmente ao sair de casa pela manhã. Com relação ao turismo, 41,7% dizem que suas cidades tornam-se mais atrativas com a mudança no horário.

No entanto, o impacto na segurança não é unânime. Enquanto 35,2% afirmam se sentir mais seguros, 19,5% dizem o oposto e 41,9% não notam diferença significativa.

Na última semana, Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia (MME), afirmou que o retorno do horário de verão está sob consideração. Segundo o ministro, essa medida poderia otimizar o uso da luz natural, reduzindo assim o consumo de energia elétrica no país.

Publicidade

“O horário de verão é uma possibilidade real, mas precisamos analisar suas implicações não só energéticas, mas também econômicas. Ele ajuda a reduzir o uso de termelétricas nos horários de pico, mas seu impacto na vida das pessoas deve ser cuidadosamente avaliado,” disse Silveira.

Com a margem de erro da pesquisa sendo de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%, a sociedade brasileira permanece dividida quanto à efetividade e benefícios da mudança. A discussão destaca a complexidade e a necessidade de ponderar os prós e contras de tal mudança.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.