temperaturas elevadas

Verão começa na sexta-feira sob influência do El Niño; saiba como será

Temporais na região Sul, seca na Amazônia e tempo abafado devem marcar os próximos meses

Verão-será-marcado-por-onda-de-calor-chegando-a-temperaturas-de-40ºC
Verão será marcado por onda de calor chegando a temperaturas de 40ºC – Crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Marcado por ondas de calor e fortes chuvas, o verão começa nesta sexta-feira (22) e se estende até 20 de março. O meteorologista e coordenador-geral de Ciências da Terra do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), Gilvan Sampaio, explicou em entrevista ao g1 que o verão vai seguir com temperaturas acima da média: “Vamos ter ainda ondas de calor, como as registradas nos últimos meses“.

Publicidade

O tempo abafado é esperado para todo o país. As novas ondas de calor devem ser registradas em janeiro no Sudeste e na região central do Brasil. Já no Oeste e Sul, entre o período de janeiro e fevereiro.

Os temporais na região Sul devem continuar, sobretudo entre janeiro e março, com risco de novos eventos de chuva excessiva e tempestades. Já na região Sudeste, há previsão de chuvas persistentes entre fevereiro e março, com destaque para São Paulo.

A região amazônica deve continuar enfrentando um período de seca. Apesar das chuvas aumentarem gradualmente até março, elas seguem abaixo da média em boa parte da região. O nível dos rios vai continuar subindo, mas em ritmo mais lento e com valores mais baixos do que o esperado para o período.

Já o Nordeste não deve enfrentar uma seca prolongada, pois o comportamento das condições oceânicas do Atlântico Tropical deve aumentar a oferta de umidade na região.

Publicidade

Sampaio apontou que as ondas de calor e o padrão de chuvas no verão são uma consequência direta do El Niño. O fenômeno deve ser observado entre dezembro e janeiro, influenciando nas temperaturas.

*sob supervisão de Camila Godoi

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.