A capital catarinense, Florianópolis, pode ter uma data comemorativa incomum com a criação do “Dia do Batman”. Nessa terça-feira (11) a vereadora Maryanne Mattos (PL) protocolou na Câmara Municipal um projeto de lei propondo a criação do dia em homenagem Batman, o homem morcego.
De acordo com o texto do projeto, o Dia do Batman seria comemorado no dia 17 de setembro, “com o objetivo homenagear o personagem, bem como, tratar da segurança pública no Município”.
Na justificativa, Maryanne diz que sua inspiração é o Batman Day, um dia festivo para os fãs do super herói. “Por 80 anos, Batman ganhou muita popularidade como um personagem que reflete a justiça e se destaca na segurança pública. Salienta-se que o Batman não tem superpoderes, em sua luta contra o crime, ele utiliza uma enorme coleção de equipamentos avançados, veículos extraordinários, seu cérebro privilegiado e técnicas de combate corpo-a-corpo”, acrescentou.
A vereadora se inspirou nas comemorações que ocorrem nos municípios paulistas de Santos e São Paulo no dia 17 de setembro. Na capital, o Farol Santander, edifício histórico localizado no centro, recebe o “bat-sinal”: um holofote característico do Batman que apresenta a silhueta de um morcego.
A comemoração foi criada pela DC Comics, empresa que detém os direitos sobre o personagem, no ano de 2014, quando o Batman completou 75 anos.
O projeto é um anexo à lei Nº 10.482\2019, que versa sobre a instituição de datas comemorativas na capital catarinense.
No mesmo dia, Maryanne Mattos também apresentou um projeto de lei que determina que todo o cabeamento de energia elétrica e telecomunicação seja passado de forma subterrânea na capital de Santa Catarina.
Florianópolis agora tem o Dia do Batman. pic.twitter.com/e9byWaURd4
— Marcelo Tournier MD MPH 🔬👨💻🤖🏥🇧🇷🇺🇸 (@marcelotournier) July 12, 2023