ENTENDA O CASO

Voo de Buenos Aires para Madri pousa no Brasil após passageiro passar mal e morrer

Segundo informações publicadas em nota pela Zurich Airport Brasil, o aeroporto não tinha um médico disponível no momento

A Secretaria de Saúde Pública confirmou que o corpo do passageiro foi encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbitos em Natal
Passageiro passa mal e morre dentro de avião durante viagem – Crédito: Reprodução

Um avião que saiu de Buenos Aires com destino a Madri realizou um pouso de emergência no Aeroporto de Natal na noite de quinta-feira (7), devido ao falecimento de um passageiro espanhol de 72 anos durante uma emergência médica a bordo. A aeronave, um Boeing 787 Dreamliner, conseguiu continuar sua rota para a Espanha após o incidente.

Publicidade

Segundo informações publicadas em nota pela Zurich Airport Brasil, empresa responsável pela administração do terminal, o aeroporto não tinha um médico disponível no momento e precisou solicitar assistência do serviço de emergência local.

O coordenador do Samu Natal, Cláudio Macêdo, relatou que as UTIs móveis do serviço estavam ocupadas em outros atendimentos, o que levou ao pedido de auxílio ao Samu Natal. Ele informou que “o aeroporto tem que ter uma unidade de suporte avançado lá, dentro da unidade, mas não tinha médico ontem. A UTI do SAMU Natal chegou a ir até a entrada do aeroporto, mas as pessoas que estavam disseram que o paciente já estava em óbito há mais de vinte minutos”.

A Zurich Airport Brasil destacou que não há uma normativa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que obrigue o Aeroporto Internacional de Natal a manter um médico de plantão 24 horas.

A empresa responsável pelo aeroporto informou que realizou o protocolo de atendimento com sua equipe de socorro, que estava prontamente disponível com uma ambulância no momento do pouso de emergência. Apesar dos esforços para reanimar o passageiro, não foi possível salvá-lo.

Publicidade

A Air Europa, questionada pelo g1 sobre a emergência médica, não forneceu detalhes de acordo com as normas e legislação vigentes. A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte confirmou que o corpo do passageiro foi encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbitos em Natal, sem divulgar a identidade do falecido.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.