Bestial

A nova SuperVan elétrica da Ford

Esta SuperVan de alto desempenho permite que a montadora ultrapasse os limites para melhorar seus futuros carros de estrada e corrida.

A nova SuperVan elétrica da Ford
Os carros elétricos vêm com força para ganharem o mercado (Crédito: Scott Olson/Getty Images)

A Ford Pro Electric SuperVan, apresentada globalmente no Goodwood Festival of Speed de 2022, na Inglaterra, é uma demonstração convincente do conhecimento avançado da marca oval sobre veículos elétricos e conectividade.

Publicidade

Baseado no Ford E-Transit Custom, a supervan possui quatro motores elétricos, uma bateria de 50 kWh refrigerada a líquido e um sistema de controle que produz cerca de 2.000 cv para acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos. Usando um carregador rápido EV padrão, ela pode ser totalmente recarregada em cerca de 45 minutos.

O SuperVan mais rápido da história (este é o quarto da série iniciada em 1971) foi desenvolvido secretamente pela Ford Performance e pelos especialistas eletrificados em rally e corridas STARD na Áustria. Quanto ao design exterior, ficou a cargo da equipe Ford Design em Colônia, Alemanha.

Como nos carros de produção como o Mustang Mach-E, há uma tela sensível ao toque Sync no cockpit que controla sistemas avançados de conectividade e informação. E como um carro de corrida moderno, a SuperVan elétrico pode enviar dados do veículo em tempo real para gerenciamento remoto e aprimoramento de desempenho.

Ela também inclui modos de condução selecionáveis e tecnologias de frenagem regenerativa semelhantes às dos veículos elétricos padrão da empresa.

Publicidade

Afinal, sendo uma van, ela possui um espaço de carga atrás do motorista e uma porta na lateral da carroceria que facilita a carga e descarga de objetos.

*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da Editora Perfil Argentina.

Publicidade