A Fiat entendeu que não havia melhor forma de nomear a série especial de despedida do Fiat Uno, cuja produção termina após 37 anos de história como Ciao. A palavra em italiano, é uma saudação de mão dupla: pode ser usada tanto para cumprimentar alguém quanto para dizer adeus.
Uno Ciao é uma série especial limitada de 250 unidades em homenagem a um ícone da indústria automotiva brasileira. Fabricado sem interrupção desde agosto de 1984 no Polo Automotivo de Betim (MG), o Fiat Uno acumula 4.379.356 unidades produzidas.
Todas as unidades são pintadas exclusivamente em Silverstone Grey, com um teto preto correspondente, espelhos retrovisores externos e spoiler traseiro. As portas possuem puxadores na cor do veículo e um adesivo lateral exclusivo com o nome Uno Ciao acompanhado da frase “La storia di una legenda” (A história de uma lenda). A aparência impressionante é complementada por rodas de liga leve de 14 polegadas enegrecidas e um logotipo nas cores italianas à esquerda da tampa do porta-malas.
Por dentro, o Uno Ciao adota um estilo moderno escurecido com acabamento em dois tons em tons claros nas portas e na faixa central que atravessa o torpedo. Nele você encontra a placa numerada, de 001 a 250, verificando também a exclusividade da série especial. Os assentos exclusivos com braços para o assento do motorista também ganham destaque.
Esta versão inclui ar condicionado, direção hidráulica, painel de instrumentos com tela LCD, computador de bordo, sistema de som com rádio, bluetooth e entrada USB, airbag duplo e elevadores elétricos de vidro com sistema de ancoragem Isofix de um toque, limpador e desembaçador de vidro traseiro, Freios ABS com EBD, cinto de segurança de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes, bancos traseiros separados e rebatíveis.
O Uno Ciao tem o exclusivo compartimento superior com espelho central adicional, ideal para vigiar crianças e animais domésticos no banco traseiro. Nestes 37 anos, o Uno desempenhou um papel crucial para os negócios da Fiat na região.
*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da Editora Perfil Argentina.