Fiat Uno se despede com 37 anos de história

Ele se despede com uma edição limitada de 250 unidades chamada Ciao. Nessas quase quatro décadas, foram produzidos 4,3 milhões de unidades

Fiat Uno se despede com 37 anos de história
(Crédito: Divulgação/ Fiat)

A Fiat entendeu que não havia melhor forma de nomear a série especial de despedida do Fiat Uno, cuja produção termina após 37 anos de história como Ciao. A palavra em italiano, é uma saudação de mão dupla: pode ser usada tanto para cumprimentar alguém quanto para dizer adeus.

Publicidade

Uno Ciao é uma série especial limitada de 250 unidades em homenagem a um ícone da indústria automotiva brasileira. Fabricado sem interrupção desde agosto de 1984 no Polo Automotivo de Betim (MG), o Fiat Uno acumula 4.379.356 unidades produzidas.

Todas as unidades são pintadas exclusivamente em Silverstone Grey, com um teto preto correspondente, espelhos retrovisores externos e spoiler traseiro. As portas possuem puxadores na cor do veículo e um adesivo lateral exclusivo com o nome Uno Ciao acompanhado da frase “La storia di una legenda” (A história de uma lenda). A aparência impressionante é complementada por rodas de liga leve de 14 polegadas enegrecidas e um logotipo nas cores italianas à esquerda da tampa do porta-malas.

Por dentro, o Uno Ciao adota um estilo moderno escurecido com acabamento em dois tons em tons claros nas portas e na faixa central que atravessa o torpedo. Nele você encontra a placa numerada, de 001 a 250, verificando também a exclusividade da série especial. Os assentos exclusivos com braços para o assento do motorista também ganham destaque.

Publicidade

Esta versão inclui ar condicionado, direção hidráulica, painel de instrumentos com tela LCD, computador de bordo, sistema de som com rádio, bluetooth e entrada USB, airbag duplo e elevadores elétricos de vidro com sistema de ancoragem Isofix de um toque, limpador e desembaçador de vidro traseiro, Freios ABS com EBD, cinto de segurança de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes, bancos traseiros separados e rebatíveis.

O Uno Ciao tem o exclusivo compartimento superior com espelho central adicional, ideal para vigiar crianças e animais domésticos no banco traseiro. Nestes 37 anos, o Uno desempenhou um papel crucial para os negócios da Fiat na região.

*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da Editora Perfil Argentina

Publicidade