Já se sabia que a marca estava desenvolvendo a nova geração do Toyota Yaris para mercados emergentes, mas até agora não havia sinal das primeiras unidades de teste.
No entanto, a espera acabou e a empresa japonesa começou a testar a próxima edição do compacto. É claro que, no momento, os testes estão sendo realizados na Tailândia, mas até o momento não podemos confirmar se chegará à nossa região.
Por quê? Apesar de não existirem dados sobre a marca, é certo que este modelo nas suas duas silhuetas (sedan-hatchback) é uma referência no segmento, mas resta saber se a marca renova esta família com o novo Toyota Yaris “para mercados emergentes” ou apostas para uma “regionalização” do modelo europeu.
A plataforma do hatchback atual já está disponível no Brasil (onde é fabricado), mas até agora sempre foi utilizada para o Corolla, o Corolla Cross (ambos baseados em TNGA), e estima-se que será a arquitetura do eventual SUV compacto que a marca poderia produzir no Brasil.
No entanto, será necessário ver quais serão os próximos passos da marca. Em relação ao novo “emergente Yaris”, apareceu camuflado na sua variante sedan e diz-se que terá a plataforma DNGA (uma variante mais “económica” do Corolla TNGA).
*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da Editora Perfil Argentina.