Não é mais novidade que uma das alternativas que a Peugeot trará para os próximos anos é lançar um SUV menor que 2008, com a ideia de colocá-lo como o modelo de entrada entre os utilitários esportivos franceses da marca, com o possível nome “1008” e produzido no Brasil.
Aparentemente, no momento é apenas um projeto para o futuro, mas conforme revelado pelo Automotive News, a firma do leão vai fabricar este novo modelo no Brasil para abastecer a região. O terminal responsável pela produção seria o de Porto Real, enquanto na Europa, onde o modelo também seria produzido, seria feito em Trnava, na Eslováquia.
A plataforma utilizada será a CMP modular, a mesma que dá vida ao 208. Nas dimensões, o SUV do leão teria 4,15 metros de comprimento, portanto seria maior que o Citroën C3 Sporty, que será fabricado no mesmo terminal do Rio de Janeiro a partir do segundo semestre.
Na Europa, a tarefa atribuída a este modelo será se tornar o carro elétrico mais econômico da Peugeot, uma opção mais acessível do que o e-208.
Ainda não se sabe exatamente como será, mas tudo indica que a carroceria teria linhas de coupé. A motorização também é um mistério, mas se tudo continuar igual (sem incentivos à eletrificação), deve sair de Porto Real com motores Firefly 1.3 ou 1.0 turbo.
Outro detalhe a levar em conta é o posicionamento regional do futuro 1008, já que se a marca continuar sem renovar em 2008 (a segunda geração não chegaria), a nova aposta do leão (1008) poderia ocupar aquele lugar porque as dimensões fazem não seriam muito diferentes. Mesmo assim, teremos que esperar para ver qual será a estratégia da Peugeot.
*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da Editora Perfil Argentina.