Peter Higgs, o cientista inglês que foi premiado com o Nobel de Física em 2013, faleceu aos 94 anos. A informação foi divulgada pela Universidade de Edimburgo nesta terça-feira (09). “Morreu pacificamente em sua casa na segunda-feira, 8 de abril, depois de uma curta enfermidade“, disse a universidade em nota.
Em 1964, Higgs previu a existência de uma nova partícula, a chamada Bóson de Higgs. Porém, foram quase 50 anos para que sua teoria pudesse ser confirmada, através do Grande Colisor de Hádrons.
A experiência aconteceu em 2012 e ele ganhou o Nobel pela descoberta um ano depois. O prêmio, além da quantia de US$ 1,2 milhão, foi divida por Higgs com o físico belga François Engler.
Na noite do prêmio, ele não compareceu. A comunidade científica quanto o próprio físico já sabiam que ele era o favorito para o Nobel e, entretanto, Higgs escolheu “desaparecer“. Naquele 8 de outubro saiu de casa e foi para um bar local, tomar cerveja.
Em entrevistas concedidas após a entrega do prêmio ele disse que o título acabou com a sua existência pacífica e que não tinha desejo em recebê-lo. “Eu não gosto desse tipo de publicidade, meu estilo é trabalhar isolado e, ocasionalmente, ter uma ideia brilhante“, disse o físico.
O que é o Bóson de Higgs, a “Partícula de Deus”?
A teoria de Bóson Higgs, a qual descreve a partícula de Deus, é parte fundamental do Modelo Padrão da física de partículas. Esta é a área de estudo das partículas e suas interações.
Dentro do estudo da área, por diversas décadas, os átomos eram considerados as partículas fundamentais da matéria, ou seja, não havia como dividi-las. Em 1904, o físico Ernest Rutherford descobriu a existência dos prótons, nêutrons e elétrons, as três partículas que compõe um átomo.
Os prótons e nêutrons podem ser divididos em partículas ainda menores, conhecidas como partículas fundamentais. Existem, até onde se sabe, 17 destas partículas e elas são as responsáveis pela composição do universo. São elas 12 férmions, 4 bósons e a 17° foi descrita por Higgs.
Essa última é responsável por um campo que impregna de massa as partículas que formam a matéria. A chamada Bóson de Higgs, ou partícula de Deus, é uma espécie de cola, fundamental, pois une todas as outras.
* Sob supervisão de Lilian Coelho