Um meteoro iluminou o céu de Portugal e Espanha, surpreendendo moradores na noite do último sábado (18). Nas redes sociais, internautas compartilharam vídeos do momento em que um clarão azul aparece de repente.
Bólido 18/05/2024:
🔸Tipo de evento: cometario.
🔸Velocidad inicial: 161.000 km/h.
🔸Altitud inicial: 122 km.
🔸Altitud final: 54 km.
🧭 España & PortugalProyecto S.M.A.R.T de @jmmadiedo
[+] INFO ➡️https://t.co/3VWtj4p5aK pic.twitter.com/A2vBfZJFt3
— Observatorio Astronómico de Calar Alto (@ObsCalarAlto) May 19, 2024
O fenômeno, registrado pelo centro de pesquisa Observatório de Calar Alto, localizado em Andaluzia, Espanha, foi descrito como uma “enorme bola de fogo” em comunicado oficial.
José María Madiedo, principal pesquisador do SMART Project, do Instituto de Astrofísica de Andaluzia, confirmou que o “bólido”, como são chamados os meteoros brilhantes, era uma rocha que se desprendeu de um cometa e entrou na atmosfera a uma velocidade de 161 mil km/h. Segundo o especialista, a luminosidade do meteoro era maior do que a da Lua cheia, sendo visível a mais de 800 km de distância.
Madiedo também explicou que a rocha se fragmentou ao longo do caminho, ou seja, se desintegrou completamente antes mesmo de chegar ao solo. Até o domingo (19), não havia registro de eventual impacto de fragmentos do meteoro com o solo.
O que foi o meteoro que passou por Portugal?
A Agência Espacial Europeia confirmou que a bola de fogo era um pedaço de um cometa que passou voando sobre a Espanha e Portugal, viajando cerca de 65 vezes mais rápido do que a velocidade máxima de um caça Lockheed Martin F-16. A ESA acrescentou que o meteoro provavelmente queimou sobre o Oceano Atlântico a uma altitude de cerca de 60 quilômetros acima da Terra.
Estrelas cadentes, como a que foi vista na Europa, são pedaços de material que se desprendem de corpos maiores como asteroides, cometas e até outros planetas. O atrito desses fragmentos com a atmosfera no período de entrada na Terra faz com que brilhem intensamente, tornando-se meteoros por alguns breves segundos, criando uma trilha luminosa.
Um tipo de meteorito conhecido por conter magnésio são os “pallasites”, que contêm grandes cristais verde-oliva, uma forma de silicato de magnésio-ferro chamada olivina, explica o portal especializado Space.com.
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini