PODE VIR!

Missão DART: teste da Nasa mostrou caminho eficaz para proteger a Terra de asteroides

missao-dart-teste-da-nasa-mostrou-caminho-eficaz-para-proteger-a-terra-de-asteroides
Sistema conseguiu registrar ultimas imagens da DART se aproximando de DImorphos antes do impacto (Reprodução/NASA)

A missão DART foi atestada como um sucesso! O projeto, que ocorreu em setembro do ano passado e teve como alvo o asteroide Dimorphos, foi pioneiro em alterar a trajetória de um corpo celeste do tipo. A conclusão foi das equipes de pesquisa do Centro Espanhol de Astrobiologia e da Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory, nos Estados Unidos.

Ao todo, cinco estudos que revisaram a missão foram publicados nesta quarta-feira (1°) na revista científica Nature. Após o teste em 2022, o método agora é considerado uma opção para defender a Terra em casos de colisões.

A evolução da rota dos detritos causados pelo experimento de impacto fornece uma estrutura para entender os fundamentos dos mecanismos que atuam em asteroides que têm sua trajetória alterada por um impacto natural“, concluem os pesquisadores.

A missão

Em setembro de 2022, a Nasa transmitiu ao vivo a Missão DART (ou Missão de Teste de Redirecionamento de Asteroide Binário), que colidiu uma sonda com o asteroide Dimorphos. A missão passou 10 meses viajando pelo espaço até acertar o alvo.

No fundo, a DART representa um sucesso sem precedentes para a defesa planetária, mas é também uma missão de união com benefício real para toda a humanidade”, disse o administrador da Nasa, Bill Nelson em um comunicado da agência. “Enquanto a Nasa estuda o cosmos e nosso planeta natal, nós também estamos trabalhando em proteger nossa casa, e essa colaboração internacional transformou ficção científica em ciência de fato, demonstrando um jeito de proteger a Terra”, concluiu.

De acordo com a agência espacial, o asteroide teve sua rota desviada em 32 minutos com a missão, o equivalente a 4% de mudança de rota.