A Nasa divulgou nesta terça-feira (11) que conseguiu, pela primeira vez na história, realizar uma missão de “defesa planetária” com sucesso após desviar rota de asteroide.
O resultado foi obtido através da Missão DART, que tinha como objetivo testar a capacidade da tecnologia da Nasa de defende a Terra contra possíveis asteroides e outros corpos celestes que pudessem atingi-la. A missão passou 10 meses viajando pelo espaço até acertar o alvo.
“No fundo, a DART representa um sucesso sem precedentes para a defesa planetária, mas é também uma missão de união com benefício real para toda a humanidade”, disse o administrador da Nasa, Bill Nelson em um comunicado da agência. “Enquanto a Nasa estuda o cosmos e nosso planeta natal, nós também estamos trabalhando em proteger nossa casa, e essa colaboração internacional transformou ficção científica em ciência de fato, demonstrando um jeito de proteger a Terra“, concluiu.
De acordo com a agência espacial, o asteroide teve sua rota desviada em 32 minutos com a missão, o equivalente a 4% de mudança de rota.
A Nasa afirmou em seu comunicado que a Missão DART atingiu o asteroide Dimorphos com um peso de 570 kg viajando a 22.530 quilômetros por hora no momento do impacto. Dimorphos continuará sendo observado por telescópios terrestres para que a efetividade da missão seja adequadamente avaliada.