Nesta terça-feira (11), o vice-governador de Minas Gerais na chapa de Romeu Zema (Novo), Paulo Brant (PSDB), anunciou apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o 2º turno das eleições. A decisão vai na contramão do governador eleito de Minas Gerais que já declarou apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL).
Por meio de suas redes sociais, Paulo Brant revelou que no primeiro turno votou na senadora Simone Tebet (MDB), mas agora escolheu o candidato petista em nome da defesa da democracia:
“A candidatura de Lula nos evoca lembranças negativas dos governos petistas, mas, pela diversidade do seu arco de alianças, possui em minha avaliação melhores condições de resguardar o nosso sistema democrático. É portanto a minha escolha, como a de inúmeros companheiros no PSDB. Nesse ponto não podemos tergiversar. (…) A manutenção das instituições democráticas é o que importa nesse momento.”
A escolha de Paulo Brant por Lula no 2º turno, vice da chapa de 2018 de Zema, foi feita porque o país “não está dando certo e definitivamente não estamos nos trilhos já há algum tempo” na atual gestão do presidente Bolsonaro.
Neste segundo turno, o PSDB optou pela neutralidade na disputa presidencial, mas liberou seus filiados para que escolham o candidato de sua preferência.
🇧🇷 Vice-governador de Minas, Paulo Brant (PSDB) declara apoio a Lula no segundo turno.
O atual vice de Zema (NOVO) disse que o país vive “um momento crucial” e que a candidatura de Bolsonaro (PL) “foi capturada por uma extrema-direita” e “ameaça de fato a nossa democracia”. pic.twitter.com/nkpumMcYqP
— Eixo Político (@eixopolitico) October 11, 2022