Pela 1ª vez na história

Nasa lançará nave contra asteroide para tenta mudar sua trajetória

O que parecia história de ficção científica se tornou real, e a missão acontecerá nesta segunda-feira (26).

Nasa lançará nave contra asteroide para tenta mudar sua trajetória
Ilustração que pode mostrar mais ou menos como seria a missão (Crédito: NASA/Pat Rawlings via Getty Images)

A agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa, lançará uma nave para tentar mudar a trajetória de um asteroide. A espaçonave Dart, sigla em inglês para Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo, irá de encontro ao asteroide Dimorfo, de 163 metros de diâmetro. Por sua vez, o Dimorfo orbita um outro asteroide que é bem maior: Dídimo, de 780 metros.

Publicidade

Estes dois asteroides estão na lista dos chamados NEAs, aqueles que estão perto da Terra. A dupla, apesar de ser classificada como potencialmente perigosa, não oferece riscos imediatos ao planeta. Porém, por se tratar de um astro duplo, é o alvo ideal para o teste da técnica de desvio por impacto cinético. Essa técnica nada mais é do que uma verdadeira “paulada”. Não haverá detonação por bomba ou algo do tipo, a nave Dart, que também significa dardo em inglês, realmente irá bater no asteroide. A nave custou aproximadamente R$ 1,6 bilhão e tem 570 quilos de massa.

Como sabido pela Nasa, a massa do asteroide é muito maior do que a da nave, o que geraria uma mudança de velocidade do astro de menos de 1%. Porém, o que a agência espacial dos EUA acredita é que a batida pode alterar a mudança da órbita do Dimorfo ao redor do Dídimo, alterando seu período orbital – que é o tempo que leva para o asteroide-lua completar uma volta em torno do asteroide maior.

O lançamento da nave Dart, que levará uma câmera para registrar o momento do impacto, acontecerá nesta segunda-feira (26) e a colisão é esperada para acontecer às 20h14 no horário de Brasília.

 

Publicidade