6,5% do céu noturno

Novo mapa da Via Láctea apresenta detalhes inéditos da galáxia

Estudo contou com dados da Câmera de Energia Escura do Observatório Interamericano Cerro Tololo (CTIO).

Novo mapa da Via Láctea apresenta detalhes inéditos da galáxia
Novas imagens trazem detalhes inéditos da galáxia que abriga o planeta Terra (Crédito: Reprodução/ Twitter)

Um estudo coordenado pela Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos (NSF), revelou uma nova imagem com detalhes da Via Láctea nunca vistos antes. O mapa foi divulgado nesta quinta-feira (19) e sinaliza a segunda fase de uma das maiores pesquisas de rastreio da galáxia a qual o Sistema Solar pertence.

Foram levantados mais de 10 terabytes de informação sobre a Via Láctea durante dois anos até a conclusão. Por volta de 3,32 bilhões de objetos foram identificados, possivelmente o maior dos catálogos deste tipo.

O estudo contou com dados da Câmera de Energia Escura do Observatório Interamericano Cerro Tololo (CTIO) que fica nos Andes, no Chile. O CTIO está localizado a mais de 2.200 metros de altitude e é considerado um dos complexos de telescópios astronômicos do mundo. Essa posição privilegiada proporcionou uma visão favorecida do Hemisfério Sul.

O estudo, cujo principal autor do estudo é o aluno de pós-graduação da Universidade de Harvard, Andrew Saydjari, foi publicado nesta semana no Astrophysical Journal Supplement. O mesmo grupo de pesquisa publicou dados da pesquisa pela primeira vez em 2017, quando 2 bilhões de objetos foram identificados.

Eles informaram em comunicado na última quarta-feira (18) que nesta segunda publicação foram identificadas mais de 21.400 exposições individuais do céu do Hemisfério Sul. Esse número corresponde a 6,5% de todo o céu noturno.

Siga a gente no Google Notícias