Separatistas apoiados pela Rússia em regiões ocupadas na Ucrânia afirmam que planejam realizar “referendos” para se tornar parte da Rússia entre 23 e 27 de setembro. De acordo com a Al Jazeera, a Ucrânia e seus aliados ocidentais condenaram os referendos planejados que podem preparar o terreno para Moscou intensificar sua guerra, que já dura sete meses.
As votações vão acontecer nas autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Luhansk, na região de Donbas, que o presidente russo, Vladimir Putin, reconheceu como independentes pouco antes de enviar tropas para a Ucrânia em fevereiro, segundo autoridades e agências de notícias. Uma votação também será realizada na região de Kherson, no sul.
Em um discurso televisionado na quarta-feira (20), Putin disse: “Apoiamos a decisão tomada pela maioria dos cidadãos nas repúblicas populares de Luhansk e Donetsk, nas regiões de Kherson e Zaporizhia”.
“I want to go back to the front line.”
In a western Ukrainian hospital, injured soldiers battle the urge – and the odds – to return to the front line ⤵️ https://t.co/GgYgD1Ix8i
— Al Jazeera English (@AJEnglish) September 21, 2022