Conflito Rússia X Ucrânia

Veja o mapa das regiões da Ucrânia que votam pela adesão à Rússia

Separatistas apoiados pela Rússia em Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhia dizem que planejam realizar ‘referendos’ para se tornar parte da Rússia entre 23 e 27 de setembro.

Mapeando as regiões da Ucrânia 'votando' na adesão à Rússia
(Crédito: Reprodução/Al Jazeera)

Separatistas apoiados pela Rússia em regiões ocupadas na Ucrânia afirmam que planejam realizar “referendos” para se tornar parte da Rússia entre 23 e 27 de setembro.  De acordo com a Al Jazeera, a Ucrânia e seus aliados ocidentais condenaram os referendos planejados que podem preparar o terreno para Moscou intensificar sua guerra, que já dura sete meses.

Publicidade

 

As votações vão acontecer nas autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Luhansk, na região de Donbas, que o presidente russo, Vladimir Putin, reconheceu como independentes pouco antes de enviar tropas para a Ucrânia em fevereiro, segundo autoridades e agências de notícias. Uma votação também será realizada na região de Kherson, no sul.

Em um discurso televisionado na quarta-feira (20), Putin disse: “Apoiamos a decisão tomada pela maioria dos cidadãos nas repúblicas populares de Luhansk e Donetsk, nas regiões de Kherson e Zaporizhia”.

Publicidade