Equipamentos essenciais não foram afetados em usina nuclear, diz Ucrânia

“Muitos equipamentos técnicos foram atingidos”, comunicou o porta-voz Adrii Tuz

equipamentos-essenciais-nao-foram-afetados-em-usina-nuclear-diz-ucrania
Usina nuclear de Zaporizhzhia (Créditos: Dmytro Smolyenko/ Getty Images

Os equipamentos essenciais da usina nuclear de Zaporizhzhia não foram afetados pelo incêndio. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (4), pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Publicidade

“Funcionários da fábrica (estão) tomando ações mitigatórias”, complementou. Segundo o portal CNN, o diretor da usina nuclear afirmou à rede de televisão Ukraine 24 que a segurança contra a radiação já havia sido estabelecida no local.

“Muitos equipamentos técnicos foram atingidos”, comunicou o porta-voz Adrii Tuz. Entretanto, ele também afirmou que a usina não sofreu nenhum dano crítico e que pelo menos uma unidade geradora de energia foi atingida na usina durante o ataque.

Entenda o conflito

Desde a quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.

Publicidade