problemas respiratórios

Morre segundo delator de problemas de qualidade no 737 da Boeing

Josh Dean ganhou destaque ao denunciar problemas na produção de peças; ele afirmou que havia apontado buracos mal perfurados nas fuselagens, discordando da empresa

Morre segundo delator de problemas de qualidade no 737 da Boeing
Josh Dean, ex-auditor de qualidade de um fornecedor da Boeing – Créditos: Reprodução

Josh Dean, ex-auditor de qualidade de um fornecedor da Boeing, faleceu aos 45 anos após ser hospitalizado por problemas respiratórios. Segundo familiares, ele contraiu uma bactéria altamente resistente a medicamentos, o quadro evoluiu para pneumonia e ele também sofreu um AVC (acidente vascular cerebral). A informação é do jornal Seattle Times.

Publicidade

Sua morte é a segunda de delatores em pouco mais de um mês, mas não há evidências de conexão entre os casos. Em março, John Barnett morreu devido a um ferimento autoinfligido — ele foi achado sem vida dentro de seu caminhão no estacionamento de um hotel.

Dean delatou problemas de qualidade no 737 da Boeing

Dean ganhou destaque ao denunciar problemas na produção de peças para os jatos 737 Max, sendo demitido da Spirit AeroSystems. Em entrevista ao Wall Street Journal no começo deste ano, ele afirmou que havia apontado buracos mal perfurados nas fuselagens, discordando da empresa.

Após ser demitido, ele apresentou uma queixa junto à Administração Federal de Aviação sob a justificativa de “má conduta por parte da gestão sênior de qualidade da linha de produção do 737” na Spirit.

Os 737 Max foram suspensos por reguladores de aviação em todo o mundo após acidentes aéreos fatais na Indonésia e na Etiópia, em 2018 e 2019, com denúncias sobre a cultura de segurança da Boeing.

Publicidade

Embora atualizações de software no 737 Max tenham sido feitas, recentemente, uma porta se soltou em um voo, Os pilotos conseguiram pousar o avião em segurança, porém o episódio reacendeu os problemas apresentados por aeronaves produzidas pela empresa.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.