Russos conquistam importante cidade no sul da Ucrânia

Kherson é uma importante cidade portuária no sul da Ucrânia.

Russos-tomam_kherson
foto: Wikimedia

Depois de dias de batalha, o prefeito da cidade de Kherson indicou que a cidade foi tomada pelos russos na noite desta quarta-feira (2). Em uma postagem do Facebook, Ihor Kolykhaiev, pediu que os residentes sigam as instruções de “pessoas armadas que vieram para a administração da cidade”. A informação foi detalhada pelo site da CNN Brasil. 

Publicidade

Horas antes, o porta-voz das Forças Armadas da Rússia afirmou que as tropas tinham o controle total da cidade e que negociavam com a administração local a manutenção da infraestrutura social, lei e ordem. O posicionamento foi divulgado pela agência Reuters. 

Kherson é uma importante cidade portuária no sul da Ucrânia. Além de ser sede de empresas da indústria naval, tem pouco mais de 280 mil habitantes. Geograficamente não está muito longe da Crimeia, que foi anexada pela Rússia em 2014, mesmo sob protestos da comunidade internacional. 

Tropas russas investem pesado nos combates nas cidades do litoral da Ucrânia. A CNN Internacional informou no site da rede que equipes ouviram explosões em Odessa, cidade que fica na mesma região que Kherson. 

Combates são feitos via mar e também terra no sul ucraniano. Navios de bandeiras estrangeiras, incluindo Turquia, Panamá e Moldávia, chegaram a ser atingidos por mísseis durante as ofensivas, segundo noticiou a Reuters. 

Publicidade

Guerra da Ucrânia completa uma semana

Há uma semana, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou a invasão da Ucrânia. Tropas russas avançam pelo sul, leste e norte do território ucraniano. 

Um dos fatores que desencadeou o conflito foi a possibilidade da Ucrânia entrar na OTAN, aliança militar do Ocidente. Putin não admite a possibilidade e exige que a Ucrânia se comprometa a nunca entrar na organização. 

Publicidade

O presidente russo também alega que a Ucrânia está sob influência estrangeira e que não merece ser um país independente. O exército ucraniano conta com a ajuda de voluntários para conter as tropas russas.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.