13º Salário do INSS é pago nesta terça-feira(4)! Saiba quem recebe!

INSS começa a pagar 13º antecipado a quem recebe acima do mínimo
Crédito: Canva Fotos

Iniciamos 2024 com uma notícia de grande impacto para mais de 33 milhões de brasileiros que dependem dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A segunda parcela do 13º salário, esperada com grande expectativa, será liberada junto com os benefícios regulares já no final de maio. Este pagamento não apenas injeta recursos significativos na economia, mas fornece um necessário alívio financeiro para aposentados, pensionistas, e outros beneficiários durante períodos críticos.

Publicidade

Adicionalmente, neste ano, o pagamento do 13º pelo INSS contará com uma programação específica para os residentes do Rio Grande do Sul afetados pelas recentes enchentes, o que demonstra uma atenção especial às necessidades emergenciais desse grupo.

Quem Tem Direito ao 13º Salário do INSS?

Embora aposentados e pensionistas componham a maior parte dos beneficiários deste abono, eles não são os únicos a recebê-lo. Estão incluídos também individuos que recebem auxílio por incapacidade temporária, pensão por morte, auxílio-acidente e até mesmo auxílio-reclusão. Assim, cerca de 33,7 milhões de brasileiros são contemplados com este importante benefício, que representa aproximadamente R$ 67 bilhões divididos em duas parcelas injetadas na economia.

Por que o 13º Salário é tão Importante para os Beneficiários?

O abono de final de ano tem um papel crucial, especialmente para aqueles que dependem exclusivamente desta renda para sua subsistência e de suas famílias. Afinal, o 13º salário pode ser usado de diversas formas, seja para cobrir despesas urgentes ou para planejar investimentos pessoais. Isso sem falar que estimula a economia local, visto que a maioria dos recebedores utiliza esse dinheiro em compras e serviços dentro de suas comunidades.

Como Acompanhar o Calendário de Pagamentos do INSS?

Para aqueles que desejam se informar sobre as exatas datas de pagamento, é possível acessar o portal Meu INSS ou entrar em contato direto através do número 135. Estar bem informado é fundamental para fazer um planejamento financeiro eficiente com o valor recebido do 13º salário.

Publicidade

Os depósitos da primeira parcela ocorreram entre os últimos cinco dias úteis de abril e os primeiros cinco dias úteis de maio. Já a segunda parcela, é prevista para ser creditada entre os últimos cinco dias úteis de maio e os primeiros cinco de junho, mantendo especial atenção ao calendário ajustado para beneficiários afetados por calamidades naturais em 2024.

Concluindo, a antecipação do 13º salário pelo INSS é mais que uma medida de suporte econômico; é uma ação que reflete o compromisso do governo em proporcionar segurança e qualidade de vida aos seus cidadãos. Se você é um dos milhões aguardando este abono, mantenha a suas informações junto ao INSS atualizadas e cumpra com todas as exigências necessárias para assegurar o recebimento sem contratempos.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.