77,5% dos brasileiros estão endividados

Afinal, o que é o planejamento financeiro e quais são os benefícios de fazê-lo?

*Por Simone Costa.

Afinal o que é o planejamento financeiro e quais são os benefícios de fazê-lo
O planejamento proporciona a educação financeira mostrando na prática a importância de economizar e gerar capacidade de poupança (Crédito: Canva Fotos)

O planejamento financeiro é o processo pelo qual você administra os recursos com o propósito de atingir os objetivos de curto, médio e longo prazos.

Publicidade

Para se administrar algo, é preciso ter direcionamento, conhecimento, prática; por isso, é vital você acompanhar esta Coluna para saber como fazer na prática o seu planejamento financeiro pessoal!

Segundo dados da Agência Brasil, 77,5% da população brasileira está endividada em 2022, a maior proporção já registrada nos 12 anos do levantamento.

Esse é um dado alarmante e torna ainda mais importante a necessidade da organização das finanças. A princípio o planejamento financeiro expõe a real situação financeira e, com base nisso é possível definir as medidas necessárias para gerar a capacidade de poupança para atingir os objetivos e metas propostas.

À medida em que os recursos são administrados com mais eficiência e eficácia devido à disciplina que o planejamento financeiro exige, seja em relação aos gastos ou ao que você se propôs a poupar, a tendência natural é a racionalização do uso do dinheiro. Dado que, tem-se a visão que todo recurso mal utilizado ou mal investido será prejudicial ao cumprimento dos desafios propostos e alcance dos objetivos.

Publicidade

Importante destacar que o planejamento financeiro pessoal apoia você na prevenção contra situações inesperadas, tendo em vista que é recomendado que você tenha uma reserva financeira para o caso de emergências e imprevistos. Desta forma, em casos excepcionais não será necessário a utilização de empréstimos e financiamentos resultando no pagamento de juros; você poderá dispor do próprio recurso acumulado para esta finalidade. Este é mais um dos benefícios do planejamento financeiro.

Outro fator importante que o planejamento financeiro proporciona é o controle de gastos. Quando se sabe a real situação é possível mensurar o que pode ser cortado, reduzido ou eliminado; assim você pode maximizar seus recursos.

Adicionalmente, o planejamento proporciona a educação financeira mostrando na prática a importância de economizar e gerar capacidade de poupança.

Publicidade

Também corrobora para a conscientização do consumo dado que a utilização do recurso é feita de forma a seguir o planejamento ora proposto. Assim evitam-se dívidas desnecessárias.

Com capacidade de poupança, é possível realizar investimentos maximizando seus recursos, é claro, sempre respeitando seu perfil de investidor, objetivos e prazos.

Complementarmente, por meio do planejamento financeiro é possível ter um planejamento para vida e morte. Sim, para a morte também, por meio do planejamento sucessório (reserva financeira específica, testamento, jazigo, entre outros).

Publicidade

Assim sendo, pode-se afirmar que o planejamento financeiro contribui de forma estrutural no crescimento da economia de um país, pois proporciona os meios necessários para aumentar o consumo e os investimentos por meio da capacidade de poupança (saldo positivo entre receitas menos despesas) gerada.

E, certamente, há um benefício que todos conhecem:  é por meio do planejamento financeiro que são definidos, planejados e conquistados os sonhos e projetos!

Portanto, uma série de benefícios que justificam você fazer o seu! Para isso, acompanhe esta Coluna.

Publicidade

Fique atento à próxima publicação. Seja protagonista da sua vida financeira!

Até a próxima!

*Superintendente Comercial e Estratégia de Negócio na Matarazzo Investimentos, Especialista em Investimentos certificada com o CFP®, MiFID II, CAMS e autora do livro “Planejamento Financeiro: Você no Controle!”.