
Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, criticou a decisão da Petrobras de reajustar os preços da gasolina e do diesel nas distribuidoras nesta sexta-feira (17). Segundo Lira, os parlamentares irão discutir sobre a política de preços e de distribuição de lucros da estatal a partir da próxima semana.
O presidente da Câmara publicou em seu Twitter que “o presidente da Petrobras tem que renunciar imediatamente”. José Mauro Coelho já tinha sido “demitido” por Jair Bolsonaro. Arthur Lira questionou sobre uma possível mudança na taxação de lucros da Petrobras e disse que há “toda possibilidade” de que o tema seja enfrentado pelo Congresso. “Há uma proposta similar a essa nos Estados Unidos, feita pelo presidente Biden com um senador democrata. As petrolíferas privadas, lá, pagam 21% de impostos sobre os lucros. Eles estão discutindo dobrar para 42%”, afirmou.
O presidente da Petrobras tem que renunciar imediatamente. Não por vontade pessoal minha, mas porque não representa o acionista majoritário da empresa – o Brasil – e, pior, trabalha sistematicamente contra o povo brasileiro na pior crise do país.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) June 17, 2022
“Aqui, a Petrobras paga de CSLL, por exemplo, ‘xis %’ sobre o lucro. Nós vamos por exemplo dobrar essa taxação e tentar reverter isso diretamente para a população, para que também entre no caixa do governo, não vá para o Tesouro e não esteja sujeito à lei do teto de gastos. E que a gente possa reverter isso para diminuir a compensação da diferença do custo do diesel no exterior para cá”, disse Lira.
Indignado com a situação, Arthur Lira afirmou que “não há necessidade desse açodamento, tem várias maneiras de você fazer essa compensação. Não custava nada para a Petrobras reduzir um pouco os seus lucros agora, esperar o resultado do que nós estamos fazendo para diminuir a inflação dos mais vulneráveis. Ela não tem absolutamente nenhuma sensibilidade e a sua diretoria, o seu conselho deliberativo e o seu presidente demitido agem com retaliação”.