ASSISTÊNCIA SOCIAL

Auxílio Brasil causou distorção em dados de 16 milhões de pessoas

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou que há indícios de que 2,5 milhões de famílias recebem o Bolsa Família de forma indevida.

Auxílio Brasil causou distorção em dados de 16 milhões de pessoas
(Crédito: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil)

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), responsável pelo CadUnico, informou que dados do Auxílio Brasil, sobre a renda de 16 milhões de pessoas serão corrigidos. A previsão é que a atualização seja feita até abril e produza efeitos já em maio.

Publicidade

De acordo com reportagem do G1, a informação foi repassada pela secretária da pasta, Letícia Bartholo. O modelo do Auxílio Brasil, desenhado na gestão Jair Bolsonaro, fixou um valor único de R$ 600 para as parcelas do benefício, sem considerar a discrepância de renda e composição familiar do público alvo.

Segundo a secretária, dessa forma, mais pessoas se cadastraram individualmente no Cadastro Único, o que provocou um aumento na diferença de renda entre os usuários do programa. O grande movimento no número de inscrições não foi compatível ao crescimento da população de baixa renda.

A pasta identificou aumento, por exemplo, nas famílias formadas por uma única pessoa. Hoje, quase 23% dos beneficiários têm esse perfil: “Temos mais divergências de renda no Cadastro Único identificadas a partir de dados vindos de emprego formal e benefícios previdenciários. O número saltou de 29 milhões de famílias, em dezembro de 2020, para 41 milhões famílias cadastradas, no fim de 2022.” 

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou que há indícios de que 2,5 milhões de famílias recebem o Bolsa Família de forma indevida. O programa substituiu o Auxílio Brasil e agora a parcela do beneficiário vai variar de acordo com seu rendimento mensal.

Publicidade

Para Letícia Bartholo, no governo passado, o Cadastro Único foi reduzido a uma “mera base de dados”. O CadUnico funciona como banco de informações não só para o Bolsa Família, mas também para os principais programas sociais geridos pelo ministério.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.