INDÚSTRIA

Comissão debate PL com novas regras de cálculo de participações governamentais no petróleo

O PL define novas regras para o cálculo de royalties e participação especial devidos pela indústria petrolífera à União e às unidades federadas (estados e municípios)

Comissão debate PL com novas regras de cálculo de participações no petróleo
Plataforma de petróleo em alto-mar – Crédito: Canva Fotos

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados debate nesta terça-feira (28) projeto de lei  que altera a Lei do Petróleo. O debate atende ao pedido do deputado Hugo Leal (PSD-RJ), que é o autor da proposta (PL 50/24).

Publicidade

O PL define novas regras para o cálculo das participações governamentais (royalties e participação especial) devidas pela indústria petrolífera à União e às unidades federadas (estados e municípios). O debate será realizado às 9 horas, no plenário 14.

O parlamentar argumenta que a proposta foi apresentada com o objetivo de simplificar o cálculo dos royalties do petróleo, acabando com a defasagem existente no pagamento, que tem gerado prejuízos para a União e impactado diretamente o estado do Rio de Janeiro, que é o maior beneficiário desses recursos.

Hugo Leal acrescenta que a metodologia atual de cálculo não reflete o valor de mercado do produto, resultando em valores inferiores aos praticados pelo mercado e causando prejuízos significativos para as cidades brasileiras.

“É necessário que a Lei do Petróleo estabeleça diretamente critérios objetivos de modo a alcançar um preço de referência para os royalties e participações especiais, aderente à realidade comercial, mitigando também possíveis efeitos negativos relacionados à manipulação dos preço”, explicou o deputado fluminense.

Publicidade

* Matéria publicada com informações da Agência Câmara de Notícias.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.