Semana do Clima

Haddad alega que cenário fiscal não afasta investimentos estrangeiros

De acordo com Haddad, apenas o capital especulativo poderia ser desestimulado, mas o capital de longo prazo não é afetado por essas questões

Haddad alega que cenário fiscal não afasta investimentos estrangeiros
Apesar das queimadas que assolam o país, Haddad destacou que a resposta do governo tem sido eficaz – Créditos: depositphotos.com / thenews2.com

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, descartou a possibilidade de que o cenário fiscal do Brasil ou as queimadas que assolam o país afastem os investimentos estrangeiros. A declaração foi feita durante uma entrevista a jornalistas em Nova York, onde uma comitiva do governo participa de eventos da Semana do Clima.

Publicidade

De acordo com Haddad, apenas o capital especulativo poderia ser desestimulado, mas o capital de longo prazo não é afetado por essas questões. “Só afasta o capital especulativo, mas o capital que vai investir no Brasil por 15, 20 ou 30 anos não é afetado. Mas temos que cuidar deste cenário, claro”, afirmou o ministro.

Investimentos estrangeiros no Brasil

Em sua missão em Nova York, Haddad apresentou a investidores o Tropical Forest Facility Fund (TFFF – Fundo de Apoio às Florestas Tropicais). Este fundo foi criado em parceria entre o Ministério da Fazenda e o Ministério do Meio Ambiente com o objetivo de angariar recursos para proteger as florestas tropicais.

O discurso do ministro enfatizou que o TFFF possui grande importância tanto para as agendas ambiental quanto econômica do Brasil. Desde a assinatura do pacto climático entre Brasil e Estados Unidos, em julho de 2023, o Brasil tem intensificado sua colaboração com o Tesouro Americano, abrangendo aspectos como financiamento climático e o TFFF.

Como as queimadas impactam os investimentos no Brasil?

Apesar das queimadas que assolam o país, Haddad destacou que a resposta do governo tem sido eficaz, especialmente quando há colaboração entre União, estados e municípios. O ministro utilizou como exemplo o sucesso da coordenação dos esforços durante as enchentes no Rio Grande do Sul. “A tragédia no Rio Grande do Sul foi superada com dedicação do governo federal, com apoio dos estados e municípios. Temos que ter o mesmo apoio dos governadores dos estados afetados”, comentou Haddad.

Publicidade

Importância do TFFF na Agenda Ambiental e Econômica

O TFFF já começou a despertar o interesse de investidores internacionais e se tornou fundamental na agenda ambiental e econômica do Brasil. A parceria com os Estados Unidos no financiamento climático tem sido crucial nesse contexto, possibilitando novas oportunidades de colaboração econômica entre os dois países.

  • Parceria entre Brasil e Estados Unidos no financiamento climático
  • Importância do TFFF para a proteção das florestas tropicais
  • Investimentos de longo prazo atraídos pelo TFFF

Haddad também pretende discutir a integração das economias brasileira e americana no cenário global atual, aproveitando sua relação próxima com o governo americano para avançar em pautas ambientais e econômicas.

Agenda em Nova York

O ministro da Fazenda não só levou aos investidores internacionais os avanços do plano de transformação ecológica no Brasil, mas também abordou temas relacionados que estão adiantados ou já aprovados no Congresso Nacional. Entre os tópicos discutidos, estavam:

Publicidade
  1. Transformação ecológica no Brasil
  2. Pactos climáticos assinados com o Tesouro Americano
  3. Integração econômica entre Brasil e Estados Unidos

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.