CONSUMO MUNDIAL

“Índice Zara”: Brasil é um dos países mais caros para comprar roupas da marca

A análise fornece uma visão importante sobre a competitividade da economia brasileira no setor varejista

indice-zara
(Crédito: Reprodução)

​Inspirado no conhecido “Índice Big Mac” da revista britânica Economist, o “Índice Zara” utiliza uma rede de lojas com presença global como referência para analisar a competitividade de cada economia no setor varejista. Em uma lista de 55 países, o Brasil está no posto de 11º mais caro para comprar roupas da marca. Com o “Índice Zara” é possível ter uma amostra da competitividade e do custo-Brasil no universo do varejo.

Publicidade

Segundo Luiz Guanais, analista de varejo do BTG Pactual e um dos responsáveis ​​pela pesquisa, o Brasil se destaca por apresentar preços mais elevados em relação aos demais países analisados. Em 2022, o preço médio das roupas da Zara vendidas no Brasil era 1% mais caro do que nos Estados Unidos, quando convertido para dólares.

Esses dados revelam a realidade do mercado brasileiro em relação à grife espanhola, evidenciando a diferença de custos e preços em comparação com outros países. A análise do “Índice Zara” fornece uma visão importante sobre a competitividade da economia brasileira no setor varejista, destacando a necessidade de medidas que visem a redução dos custos operacionais e a promoção de preços mais acessíveis para os consumidores.

Entre os países onde as roupas da Zara, estão mais baratas, a matriz, Espanha, é o quarto endereço da lista. Portugal ocupa a 3ª posição e a Grécia é a maias barata do ranking.

O assunto repercutiu nas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.