Mudanças no PIX! Veja as Novas Regras do PIX anunciadas pelo Banco Central

Descubra como as novas regras do Banco Central, válidas a partir de novembro de 2024, vão aumentar a segurança do Pix e proteger você

Créditos: depositphotos.com / Etalbr

O Banco Central (BC) anunciou novas diretrizes para aumentar a segurança do Pix em dispositivos móveis, em resposta ao crescimento de fraudes e golpes. A partir de 1º de novembro de 2024, as mudanças, regulamentadas pela Resolução BCB nº 403, trarão novas barreiras para proteger os usuários e dificultar atividades ilícitas.

Publicidade

Quais são as Novas Regras para o Pix?

Entre as principais mudanças, está a limitação de transações em dispositivos não cadastrados. Para esses dispositivos, o valor máximo será de R$ 200. Para novos dispositivos, o limite diário de transações será de R$ 1 mil. Essas medidas visam dificultar que criminosos realizem transações de dispositivos desconhecidos, reduzindo as chances de fraude.

Outras regras incluem:

  • Adoção de soluções de gerenciamento de risco de fraude utilizando informações armazenadas no Banco Central, para identificar transações atípicas.
  • Disponibilização de um canal eletrônico para que clientes recebam informações sobre como evitar fraudes.
  • Verificação semestral para identificar possíveis marcações de fraude na base de dados do Banco Central.

Essas medidas pretendem tornar as operações via Pix mais seguras e confiáveis para usuários e empresas.

Como Essas Mudanças Afetam os Usuários do Pix?

Os usuários do Pix terão uma proteção adicional contra fraudes. Mesmo que um criminoso consiga informações bancárias, as novas regulamentações trarão barreiras que dificultarão a realização de transações. Além disso, as instituições financeiras agora são responsáveis por educar seus clientes, oferecendo informações claras sobre práticas de segurança para prevenir fraudes.

Publicidade

O que é o Gerenciamento de Risco de Fraude?

O Banco Central exige que as instituições financeiras adotem sistemas de gerenciamento de risco de fraude, que serão programados para reconhecer padrões suspeitos em transações. Esses sistemas bloquearão imediatamente qualquer operação fora do comportamento usual do cliente, reduzindo substancialmente a quantidade de golpes e fraudes eletrônicas.

Impacto nas Instituições Financeiras

As instituições financeiras precisarão se adaptar rapidamente às novas exigências, implementando sistemas de segurança e investindo em comunicação eficaz com seus clientes. Isso inclui:

  • Informar sobre as novas limitações e como elas protegerão as contas dos clientes.
  • Fornecer orientações claras sobre cuidados para evitar fraudes.
  • Preparar as equipes de atendimento para responder perguntas sobre as novas regras.

Esses ajustes são essenciais para que o Pix continue sendo uma ferramenta segura, prática e eficiente para todos os brasileiros.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.