Compras Parceladas pelo Pix? O Que Esperar do Novo Sistema do Banco Central

Imagine poder parcelar as suas compras online ou na loja física diretamente pelo Pix, sem precisar recorrer ao cartão de crédito.

Pix por Aproximação: Novo Método de Pagamentos! Mais rapidez e Menos FRAUDE! Créditos: depositphotos.com / Etalbr

Imagine poder parcelar as suas compras online ou na loja física diretamente pelo Pix, sem precisar recorrer ao cartão de crédito. Essa é a promessa do Banco Central com o lançamento do “Pix Garantido”. Esta nova funcionalidade está sendo desenvolvida para facilitar ainda mais a vida do consumidor brasileiro, proporcionando novas formas de pagamento para produtos de maior valor.

Publicidade

Embora a data exata de lançamento ainda não tenha sido divulgada, o Pix Garantido já está causando expectativas no mercado financeiro. Segundo informações do Banco Central, essa modalidade permitirá o parcelamento de compras, uma robusta evolução que colocará o sistema de pagamentos instantâneos, Pix, em um patamar equivalente ou até superior ao das transações por cartão de crédito.

O que é o Pix Garantido?

O Pix Garantido funcionará como uma alternativa ao parcelamento tradicional oferecido pelas operadoras de cartão de crédito. Diferente do pagamento à vista padrão via Pix, os usuários terão a opção de parcelar uma compra diretamente através dessa nova função, possivelmente com a incidência de juros, embora esses detalhes ainda estejam sendo ajustados pelo Banco Central.

Como funcionará essa nova modalidade de Pix?

Vantagens do Pix Garantido

  • Parcelamento direto pelo sistema Pix;
  • Facilidade e rapidez nas transações;
  • Menos dependência de cartões de crédito;
  • Possibilidade de inclusão financeira para quem não possui cartões.

Por outro lado, o sistema exigirá que o usuário tenha fundos na conta ou acesso a linhas de crédito como o cheque especial, para honrar os pagamentos parcelados, o que implica a necessidade de planejamento financeiro por parte dos consumidores.

Quais são as expectativas para o lançamento?

As expectativas em torno do Pix Garantido são altas, visto que as transações via Pix já fazem parte do cotidiano dos brasileiros. A inclusão de parcelamento sem uso de cartão de crédito pode democratizar ainda mais o acesso a produtos de maior valor, expandindo as possibilidades de compra para uma parcela maior da população que, até então, tinha seu poder de compra limitado pelos métodos tradicionais.

Publicidade

Além do Pix Garantido, o Banco Central está preparando outras modalidades como o Pix Automático e o Pix Agendado Recorrente, que permitirão o agendamento de débitos automáticos, aumentando a versatilidade do sistema. Estas inovações estão previstas para serem integradas à plataforma, com o objetivo de tornar as operações financeiras ainda mais fluidas e adaptadas às necessidades dos usuários modernos.

Conclusão

Embora ainda haja detalhes a serem definidos e uma data de lançamento a ser anunciada, o Pix Garantido promete ser um grande avanço nas transações financeiras no Brasil. Fique atento às atualizações do Banco Central para aproveitar todas as vantagens que essa nova funcionalidade poderá oferecer.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.