combate às queimadas

Governo dispensa aporte fora do orçamento contra incêndios no Pantanal

Após uma visita técnica de uma comitiva ministerial ao município de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, concluiu-se que os fundos destinados a desastres seriam, por hora, suficientes

O governo federal considera que os recursos já destinados para os intensos incêndios florestais ns região do Pantanal são adequados.
Bombeiros tentam combater incêndios no Pantanal em junho de 2024 – Crédito: Bruno Rezende/Governo do Rio Grande do Sul

O governo federal considera que os recursos já destinados para os intensos incêndios florestais ns região do Pantanal são adequados e não prevê, neste momento, a liberação de recursos extraorçamentários para ajudar no combate às queimadas.

Publicidade

Após uma visita técnica de uma comitiva ministerial ao município de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, na sexta-feira (28), concluiu-se que os fundos destinados a desastres seriam, por hora, suficientes. A análise foi feita mesmo com a subsequente discussão sobre a possibilidade de liberação de créditos extraordinários para fortalecer o combate às chamas. Enquanto isso, o Ministério do Meio Ambiente alocou aproximadamente R$ 100 milhões para recrutamento de brigadistas, uma decisão motivada em parte pelo impacto de greves de servidores do IBAMA.

Publicidade

Impactos dos incêndios no ecossistema do Pantanal

A extensão da destruição é alarmante e reacende debates sobre as estratégias de conservação ambiental no Brasil. Espécies como a onça-pintada, o ararazu e a ariranha estão entre as mais afetadas, forçadas a migrar e, consequentemente, desestabilizando ainda mais o frágil ecossistema local. O desbalanceamento provocado pode ter efeitos cascata, afetando não apenas a flora e fauna, mas também as comunidades humanas que dependem desses recursos naturais.

Medidas e recursos futuros em discussão

Além do monitoramento constante da situação, o governo promete uma avaliação mais detalhada dos recursos necessários na próxima semana. Ministérios como o da Defesa, Justiça e Desenvolvimento Regional estão em processo de levantamento de verbas que poderiam ser redirecionadas para o auxílio da região.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.