A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (27) mudanças na política de preços. Agora, o Conselho de Administração e também o Conselho Fiscal vão ‘supervisionar’ as decisões sobre os reajustes da gasolina, do diesel e outros combustíveis.
Atualmente, as decisões sobre reajuste de combustíveis cabem ao presidente da estatal, o diretor financeiro e o diretor de logística. Os três decidem, com base na cotação do dólar e do petróleo, e informam ao Conselho de Administração.
Segundo a Petrobras, a mudança ”incorpora uma camada adicional de supervisão da execução das políticas de preço pelo Conselho de Administração e Conselho Fiscal, a partir do reporte trimestral da diretoria executiva, formalizando prática já existente”.
No comunicado que a Petrobras divulgou ao mercado nesta quinta (27), a estatal informou também que os “procedimentos relacionados à execução da política de preço, tais como, a periodicidade dos ajustes dos preços dos produtos, os percentuais e valores de tais ajustes, a conveniência e oportunidade em relação a decisão dos ajustes dos preços permanecem sob a competência da diretoria executiva”.
Apesar da nova diretriz, a estatal disse que a aprovação “não implica mudança das atuais políticas de preço no mercado interno, alinhadas aos preços internacionais, e tampouco no Estatuto Social da Companhia”.
$PETR4 – Petrobras; conselho aprova a chamada diretriz de formação de preços no mercado interno https://t.co/TPfdJLDtJh
— Sérgio Rezende (@cacoal10) July 27, 2022