administração da estatal

Conselho da Petrobras rejeita dois nomes indicados por Bolsonaro

Rejeição ocorre pois os indicados têm informações privilegiadas que podem ir contra interesses da Petrobras, favorecendo o acionista majoritário da estatal, a União.

conselho-da-petrobras-rejeita-dois-nomes-indicados-por-bolsonaro
(Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou por unanimidade nesta segunda-feira (18) um relatório que considerou inelegíveis dois nomes indicados por Jair Bolsonaro (PL) para serem conselheiros da estatal. As informações são do jornalista do g1, Valdo Cruz.

Publicidade

Os nomes barrados pelo Conselho de Administração da petrolífera são do secretário-executivo da Casa Civil, Jônathas Castro, e o procurador-geral da Fazenda Nacional, Ricardo Soriano. Em seus cargos atuais, ambos têm informações privilegiadas que podem ir contra interesses da Petrobras, favorecendo o acionista majoritário da estatal, a União.

Agora, os dois indicados serão submetidos à assembleia geral dos acionistas para votação da nova composição do conselho. O governo pode insistir nas duas indicações, submetendo seus nomes diretamente à assembleia, mas isso geraria não só desgaste como exporia o Palácio do Planalto a ações na Justiça.

O Comitê de Elegibilidade, na semana passada, havia analisado sete nomes indicados pelo governo para compor o Conselho de Administração. Os aprovados são: Gileno Gurjão Barreto, indicado para ser o novo presidente do Conselho de Administração, Edison Garcia, Iêda Aparecida Cagni, Márcio Andrade Weber e Ruy Flaks Schneider. Foram aprovados também dois nomes que representam os minoritários, José João Abdalla e Marcelo Gasparino.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.