PRODUÇÃO DE ÓLEO

Preços do petróleo sobem após ataque do Hamas a Israel

A região do Oriente Médio é responsável por quase um terço do abastecimento mundial

Preços do petróleo sobem após ataque do Hamas a Israel
(Crédito Foto: Getty Images)

O petróleo Brent, referência internacional, subiu 2,25 dólares por barril, atingindo 86,83 dólares, enquanto os preços nos Estados Unidos (EUA) também subiram.

Publicidade

Israel e os territórios palestinos não são produtores de petróleo, mas a região do Oriente Médio é responsável por quase um terço do abastecimento mundial.

O ataque do Hamas a Israel foi a maior escalada entre os dois lados em décadas. As nações ocidentais condenaram os ataques. Um porta-voz do Hamas, o grupo militante palestino, disse à BBC que o grupo tinha apoio direto do Irã – um dos maiores produtores de petróleo do mundo.

O Irã negou envolvimento no ataque em uma reunião do Conselho de Segurança da ONU em Nova York no domingo, informou a Reuters. Mas o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, manifestou apoio ao ataque.

O analista de energia, Saul Kavonic, disse à BBC que os preços globais do petróleo subiram “devido à perspectiva de uma conflagração mais ampla que poderia se espalhar para as principais nações produtoras de petróleo próximas, como o Irã e a Arábia Saudita”.

Publicidade

Na manhã desta segunda-feira (9), o preço do petróleo bruto West Texas Intermediate, referência nos EUA, subiu US$ 2,50 por barril, indo a US$ 85,30.

“Se o conflito envolver o Irã, que foi acusado de apoiar os ataques do Hamas, até 3% do fornecimento global de petróleo estará em risco”, acrescentou Kavonic.

Caroline Bain, economista-chefe de commodities da Capital Economics, disse ao programa Today da BBC que o Irão tem vindo a aumentar a produção de petróleo ao longo deste ano, apesar das sanções dos EUA.

Publicidade

“Os EUA parecem ter feito vista grossa ao aumento constante da produção iraniana, isso será mais difícil para os EUA ignorarem daqui para frente”, disse.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.