INTEGRAÇÃO

São Paulo recebe o 7º Seminário Internacional de Líderes da Argentina e Brasil

O evento também celebrou os 200 anos de relação bilateral: a Argentina foi a primeira nação a reconhecer a independência brasileira

São Paulo recebe 7º Seminário Internacional de Líderes da Argentina e Brasil
(Crédito Foto: Ricardo Parra/Grupo Perfil)

O ano de 2023 marca os 200 anos de relacionamento bilateral entre Brasil e Argentina – o país vizinho foi o primeiro a reconhecer nossa independência de Portugal.

Publicidade

Este fato histórico foi lembrado e celebrado no 7º Seminário Internacional de Líderes da Argentina, Brasil e América Latina. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (28), na cidade de São Paulo.

Organizado pelo Líderes TV, com apoio da TV Cultura, Grupo Perfil, CARAS, entre outros, o evento teve a participação de nomes da política e do empresariado dos dois países para apresentar contribuições em segmentos como economia, finanças, indústria, agronegócios, transição energética, sustentabilidades, inteligência artificial e serviços.

O encontro teve também o propósito de promover e ressaltar as relações entre o Brasil, a Argentina e a América Latina nos principais setores de negócios: aproximar os líderes para facilitar o desenvolvimento comercial e trabalhar no alinhamento de políticas públicas e privadas para o Mercosul, estimulando o crescimento e maior competitividade na região.

A diretora do Líderes TV, a argentina Cecilia Luchía-Puig, explicou a importância de eventos como o Seminário Internacional para a integração latino-americana. “É fundamental para a relação entre Brasil e Argentina. Celebramos os 200 anos de relações bilaterais, a Argentina celebra os 40 anos de volta à democracia, e temos dez dias com o novo presidente Javier Milei.

Publicidade

Cecilia acrescentou que o novo presidente eleito está empenhado em uma agenda liberal com a certeza de aproximar os dois países. “O Brasil é um parceiro estratégico fundamental para o desenvolvimento da região”, ressaltou.

José Roberto Maluf, presidente da TV Cultura, disse não acreditar que as intensas relações entre as duas maiores economias da região possam ser afetadas por questões ideológicas, mesmo que Milei tenha dito “bravatas” durante a campanha eleitoral a respeito do Brasil. “Aparentemente foram apenas bravatas. Ele já convidou o presidente Lula para sua posse, coisa que ainda não tinha feito”.

Publicidade

Maluf afirmou também  que “eventos como este seminário são importantes para discutirmos qual será o futuro do relacionamento comercial Brasil-Argentina”.

O economista e sócio de Troster & Associados, Roberto Luis Troster, presente ao seminário, afirmou que as relações entre Brasil e Argentina vão além do importante comércio bilateral. “As pessoas olham muito para a integração econômica, mas a integração cultural e esportiva aumentam a cada dia”. Para embasar seu comentário, Troster, esclareceu que “na última Copa, o Brasil torceu para Argentina, algo nunca visto”.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.