críticas

Vencedor do Nobel, Paul Krugman decreta o ‘fim do Bitcoin’

O economista acredita que as criptomoedas ganharam destaque graças a uma combinação de ideologia e paixão por alta tecnologia.

vencedor-do-nobel-paul-krugman-decreta-o-fim-do-bitcoin
Criptomoeda (Créditos: Pixabay)

O vencedor do Prêmio Nobel de Economia de 2008, Paul Krugman, decretou o “fim do Bitcoin. Em um artigo, ele afirma que os blockchains são inúteis e criticou o “inverno cripto”.

Publicidade

Segundo ele, em analogia ao mito do Ragnarok, o fim do mundo,  o atual “inverno cripto” se parece cada vez mais com o “fimbulwinter”, o inverno de vários anos que precede o fim de tudo naquela mitologia. “Nesse caso, [o fim de] todo o mundo cripto, não apenas das criptomoedas, mas de toda a ideia de organizar a economia ao redor do famoso ‘blockchain’”, afirma Krugman.

Krugman acredita que o argumento de que o Bitcoin seria útil para que os bancos não fugissem com o dinheiro de seus clientes e para que o governo não imprimisse moeda até ela perder seu valor, não se sustenta. “Bancos raramente roubam o dinheiro de seus clientes, enquanto as instituições cripto mais facilmente sucumbem à tentação; e a extrema inflação destruir o valor do dinheiro é algo que geralmente só acontece mediante o caos político”, defende.

O vencedor do Nobel acredita que as criptomoedas ganharam destaque graças a uma combinação de ideologia (desconfiança em relação aos bancos e governos) e paixão por alta tecnologia. “É uma história incrível e também uma tragédia. Não são apenas os pequenos investidores que perderam grande parte, senão todas as suas economias. A bolha do mundo cripto teve enormes custos para a sociedade como um todo. A mineração de Bitcoin sozinha usa tanta energia elétrica quanto muitos países”, aponta o economista.

🖥 📈 Movimentações Pré-Market da Bolsa Brasileira

Publicidade

🖲 Às 09h43 (horário de Brasília), o Ibovespa futuro tinha alta de +0,45% aos 110.00 pontos.

💵 O dólar comercial caía -0,91% na cotação de R$ 5,2330 na venda.

₿ O Bitcoin apresentava baixa de -0,63%, cotado em R$ 89.398,350

Publicidade

— Fast Trade (@FastTrade_cedro) December 6, 2022

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.