19 de abril

Dia de Santo Expedito: o que se sabe sobre o padroeiro das causas urgentes?

Expedito foi um militar romano do século IV, comandante da 12ª Legião, conhecida como “Fulminante” da região de Melitene, atual região da Armênia

Expedito
Dia de Santo Expedito – Crédito: Reprodução

O Dia de Santo Expedito é celebrado nesta sexta-feira (19). Ele é conhecido pelos fiéis como o santo das causas urgentes, das pessoas que buscam soluções rápidas para seus problemas e das situações que requerem decisões imediatas.

Publicidade

Quem foi Expedito?

Especialistas apontam que sua existência é difícil de ser comprovada. Ainda assim, sua história é uma das mais curiosas. Antes de se tornar santo, teria sido um militar romano do século 4, comandante da 12ª Legião, conhecida como “Fulminante” da região de Melitene, atual região da Armênia.

Santo Expedito ficou marcado por duas lendas na história. A primeira remonta um final trágico para o chefe militar. Por ser cristão, ele teria sido perseguido pelo Imperador romano Diocleciano, martirizado e decapitado com a espada por recusar-se a adorar os deuses pagãos.

O nome de santo lhe foi concebido devido a segunda história. Tentado por um demônio em forma de corvo que gritava “amanhã, amanhã” para adiar a sua conversão, Santo Expedito teria mostrado sua prontidão e bravura, respondendo “hoje, hoje” à figura maligna.

Como saber se as histórias são reais?

O hagiólogo Thiago Maerki, pesquisador na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e associado da Hagiography Society, nos Estados Unidos, explicou em entrevista ao UOL, que o registro de Santo Expedito constou do chamado Martirológio Jeronimiano, o mais antigo catálogo dos mártires cristãos, cuja autoria foi provavelmente de um religioso anônimo, mas costuma ser atribuída a São Jerônimo, eminente teólogo que viveu entre os anos de 347 e 420.

Publicidade

A história que acabou se tornando a versão oficial sobre Santo Expedito foi a de que ele teria sido um militar romano de alta patente, comandante da 12ª legião, também chamada de Fulminata, cujos homens estavam arregimentados em Melitene. A missão do batalhão era proteger o império romano de potenciais invasões de povos do oriente. Sob o comando de Expedito estariam quase sete mil soldados.

Como ele professava o cristianismo, acabou sendo alvo das sanguinárias perseguições do imperador Diocleciano (243-312). E, no dia 19 de abril de 303 teria sido ele martirizado e decapitado com espada, depois de ter se negado a converter-se aos deuses pagãos. “[A condenação] foi juntamente à de seus soldados”, conta Maerki. Segundo o pesquisador, essa é a história mais recorrente sobre Expedito.

“Mas quase nada se sabe sobre sua vida [de Expedito] e é tudo muito controverso”, acrescenta Maerki. “À fé basta apenas acreditar. Quem se preocupa com a veracidade é a ciência. E Santo Expedito se tornou um santo querido no Brasil e em diversos outros países, muito cultuado”, acrescenta. Nas redes sociais, os fiéis lembraram da data e publicaram as suas orações.

Publicidade

Publicidade

Para aqueles que precisam pedir por algo urgente, as orações são sempre bem-vindas.

*sob supervisão de Tomaz Belluomini

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.