Monarquia

Dom Pedro I: Livro aborda trajetória musical do imperador que escreveu o Hino da Independência

O livro “Já raiou a liberdade – D. Pedro I compositor e a música de seu tempo” faz uma viagem na história ao retratar a vida musical do imperador

Dom-Pedro
Pintura mostra Dom Pedro I (Crédito: Domínio Público)

Um novo livro realizado por Rosana Lanzelotte, musicista e pesquisadora, será lançado pela editora Capivara. A publicação “Já raiou a liberdade – D. Pedro I compositor e a música de seu tempo”, destaca o papel de D. Pedro I músico, autor do Hino da Independência, e também da vida musical no início do século 19 no Brasil. Esse pedaço musical da vida de D. Pedro I é desconhecido por muitos.

Publicidade

O livro contará ainda com uma novidade, que se trata da inserção de manuscritos inéditos de Dom Pedro I, documentos que, até então, não haviam sido veiculados. Vale destacar que essa possibilidade se deu por conta da coleção ampla de Pedro Corrêa do Lago, fundador da editora Capivara, de documentos manuscritos raros.

Além disso, a publicação, que foi elaborada baseada em quatro anos de pesquisas sobre as obras da personalidade histórica, contou com a atuação in loco em bibliotecas de países como Brasil, França, Portugal e Áustria. Todo esse processo deu origem a dezenove edições, publicadas no portal Musica Brasilis, criado por Rosana em 2009 e que espalha as partituras de compositores brasileiros.

Sobre o livro, o maestro Júlio Medaglia comentou:

“Já raiou a Liberdade” coloca, a partir de estudos inéditos e aprofundados, a correta posição de D. Pedro I em nossa história, não apenas como um príncipe libertário, mas como um músico de elevado talento e pleno domínio do artesanato composicional. Também nos revela a densidade e qualidade técnica deste estudo-biografia, praticado por uma das maiores instrumentistas e conhecedora da realidade histórica e musical brasileira, Rosana Lanzelotte.”

Publicidade

Outros detalhes

O livro de Rosana Lanzelotte, ao mesmo tempo que faz uma viagem na história, encontra-se com a contemporaneidade, isso porque, enquanto desfruta da obra, o público pode se transformar em um leitor-ouvinte por meio dos QR Codes que as páginas da publicação abrigam. Esses códigos encaminham o leitor para áudios e vídeos das composições.

“Trata-se de um livro sobre música e História. Por isso, nada mais adequado do que sugerir que o leitor ouça os repertórios.”, conta Rosana Lanzelotte.

Assim, o álbum “O Amor Brasileiro”, com obras para pianoforte de D. Pedro I e de seu mestre Sigismund Neukomm, estarão nas plataformas digitais como forma de complemento do lançamento do livro. Lá, peças dedicadas a D. Pedro e D. Leopoldina, nunca gravadas, estarão presentes, além de consagrados hinos do Imperador.

Publicidade

O projeto ainda traz uma série de ações sociais e educacionais gratuitas, em que professores terão acesso ao curso “D. Pedro I compositor e a música de seu tempo” e um plano de aula, elaborados pela pedagoga Adriana Rodrigues Didier. Além disso, 20% da tiragem será doada para escolas e/ou bibliotecas públicas.

O lançamento do livro será realizado em recitais gratuitos apresentados pela escritora da obra, com o repertório do Imperador, na semana do aniversário de D. Pedro I e dos 201 anos de sua aclamação. Em São Paulo, o lançamento acontece no Auditório do Museu Ipiranga, no próximo dia 14, às 16h. Durante o evento, os 100 primeiros exemplares serão disponibilizados a preços promocionais.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.