Nesta sexta-feira (7), às 23h59 (horário de Brasília), encerram as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.
Os moradores do Rio Grande do Sul (RS) irão receber um novo calendário, que será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por causa da calamidade pública causada por enchentes e temporais.
A solicitação de atendimento especializado ou tratamento por nome social deve ser feita até o término do período de inscrição. As provas ocorrerão nos dias 3 e 10 de novembro.
A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, poderá ser paga até o dia 12 de junho pelos estudantes que não obtiveram isenção. O pagamento pode ser realizado via PIX, cartão de crédito, débito, conta corrente ou poupança, e por boleto, emitido na Página do Participante, onde também está disponível o QR Code. Os moradores do Rio Grande do Sul têm direito à isenção dessa taxa.
Segundo o Inep, mesmo com condições especiais, os estudantes do Rio Grande do Sul podem se inscrever normalmente durante o período regular.
Ver esta publicação no Instagram
Sobre o Enem
O Enem foi criado em 1998 e o avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ele é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no país.
Os resultados da avaliação podem ser usados para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e também são aceitos em instituições privadas e de outros países de língua portuguesa que tenham acordo com o Brasil.
Os estudantes que não concluíram o ensino médio também podem participar na condição de treineiros, para autoavaliação nos anos anteriores ao término da educação básica.