conhecimento

Literatura russa: 5 opções para quem quer começar a ler o gênero

De Fiódor Dostoiévski a Liev Tolstói, conheça cinco obras da literatura russa perfeitas para quem quer conhecer o gênero

literatura-russa
(Crédito: Divulgação)

A literatura russa, introduzida no ocidente na metade do século XIX, é mundialmente conhecida por sua riqueza cultural, profundidade psicológica e narrativas envolventes, contemplando reflexões filosóficas e personagens complexos.

Publicidade

De Fiódor Dostoiévski a Liev Tolstói, conheça cinco obras da literatura russa perfeitas para quem quer conhecer o gênero. Prepare-se para embarcar em uma jornada literária que irá cativar sua imaginação a cada página.

1. A Morte de Ivan Ilitch, de Liev Tolstói (2009)

Considerada uma das melhores novelas já feitas, “A Morte de Ivan Ilitch” conta a história de Ivan Ilitch, um bem sucedido juiz de instrução que, após conquistar uma vida tranquila, descobre que tem uma doença terminal. O livro narra as reflexões de Ivan sobre sua existência através de uma narrativa poderosa que só a grande literatura consegue traduzir.

Créditos: Reprodução/Amazon
Créditos: Reprodução/Amazon

2. Memórias do Subsolo, de Fiódor Dostoiévski (2021)

Publicidade

Dostoiévski é um dos representantes da Era Dourada da literatura russa, assim como Liev Tolstói, e pode-se dizer facilmente que “Memórias do Subsolo” foi o ponto de virada na carreira do autor. A obra foi lançada originalmente em 1864, enquanto o autor morava em Moscou e sua esposa enfrentava seus últimos momentos de vida.

Os leitores testemunham os relatos do narrador sobre sua conturbada história de vida, recusando-se a se tornar mais um mero trabalhador, e seu gradual exílio da sociedade à sua volta.

Créditos: Reprodução/Amazon

Créditos: Reprodução/Amazon

Publicidade

3. Quatro peças: A gaivota, Tio Vânia, Três irmãs e O jardim das cerejeiras, de Anton Tchékhov (2021)

Anton Tchekhov explora como poucos as mágoas e frustrações humanas, sempre trabalhando com uma gama bastante diversificada e surpreendente de personagens. Filho de um pequeno comerciante falido, Tchekhov formou-se em medicina, porém começou a contribuir para revistas literárias ainda na faculdade. Entre 1896 e 1904, ano de seu falecimento, pôs no papel as quatro peças que compõem este volume, incluindo “O jardim das cerejeiras”, sua última peça escrita.

Créditos: Reprodução/Amazon

Créditos: Reprodução/Amazon

Publicidade

4. A Sonata a Kreutzer, de Lev Tolstói (2010)

Uma das obras mais polêmicas do autor, “A Sonata a Kreutzer” é um retrato alucinante sobre o  adultério, contado sobre a perspectiva de um assassino. O livro se aprofunda no desequilíbrio nas relações entre homens e mulheres e a hipocrisia que reveste o comportamento sexual na sociedade, fazendo o autor largar mão de sua experiência pessoal ao escutar o relato angustiado de um homem traído pela esposa.

Créditos: Reprodução/Amazon

Créditos: Reprodução/Amazon

Publicidade

5. O Mestre e Margarida (Nova edição), de Mikhail Bulgakov (2021)

Possivelmente um dos maiores clássicos da ficção do século XX, a obra é um romance verdadeiramente revolucionário. Com um estilo original, reflete sobre o poder da escrita e do amor em tempos adversos. É uma sátira devastadora sobre vida ante o regime soviético, abordando temas como a censura e a repressão.

Créditos: Reprodução/Amazon

Créditos: Reprodução/Amazon

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.