60% dos inscritos são mulheres

Lula: “O que é importante salientar é que o Enem voltou a crescer”

O presidente aproveitou a oportunidade para desejar uma boa prova aos quase quatro milhões de inscritos

Lula O que é importante salientar é que o Enem voltou a crescer
(Crédito: Ricardo Stuckert/ PR)

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou neste domingo (05), que o crescimento no número de inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) demonstra a retomada do interesse dos estudantes pelo País e amplia o olhar sob os investimentos voltados para o ensino superior no Brasil. Lula aproveitou a oportunidade para desejar uma boa prova aos quase quatro milhões de inscritos.

Publicidade

“O que é importante salientar é que o Enem voltou a crescer. Nós tínhamos quase 9 milhões [de inscritos] em 2014, depois caiu para menos de 3,5 milhões no ano passado e no ano retrasado e agora voltou para 3,9 milhões de jovens que se inscreveram numa demonstração do apetite dos nossos meninos e meninas voltarem a estudar e, quem sabe, concluir seu curso na universidade”, disse o presidente durante visita a sede do Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo Exame.

Na entrevista, Lula afirmou que é preciso investir cada vez mais em educação e atrair mais jovens para o Enem. “Daqui pra frente temos que criar a consciência no Brasil de que ou a gente continua investindo muito em educação e tem em mente que sem educação essa país não dará o salto de qualidade que todos nós sonhamos. Por isso que digo sempre que investir em educação não é gasto, é investimento. Acho que vamos caminhar para que as pessoas não precisem sequer pagar taxa de inscrição do Enem, vamos ter que fazer uma combinação para que a gente torne mais atrativo esses jovens se inscreverem para fazerem seu Enem e entrarem na universidade”.

O Presidente afirmou ainda que acompanhou de perto a situação do São Paulo, que foi atingido por fortes chuvas e causou preocupação quanto às condições para aplicação de provas do Enem. Ele garantiu que a energia foi reestabelecida em 100% das escolas e a aplicação da avaliação está garantida em todo o País.

“Ontem estávamos um pouco preocupados com a informação de que por volta de 400 escolas não poderia ter o Enem por causa da chuva e da falta de energia em algumas nas escolas”, disse o presidente.

Publicidade

Ele informou que conversou com os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e da Educação, Camilo Santana, que entraram em contato com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Eles se comprometerem que hoje todas as escolas estariam prontas para fazer o Enem ou estariam prontas com energia consertada ou aquela que não tivesse pronta teria gerador”.

“Hoje de manhã o ministro Alexandre Silveira estava em São Paulo garantindo que 100% das escolas estão com os problemas de energia resolvidos, portanto, nossos jovens vão ter a possibilidade de fazer a prova”, disse. E completou “Pode ser que em algumas cidades, por conta das chuvas, quem sabe no Paraná ou em Santa Catarina, tenha algum problema. Mas se tiver algum problema, esses meninos e meninas serão beneficiados na outra prova do Enem”.

O Presidente ainda destacou o dado de que cerca de 60% dos inscritos no Enem 2023 são mulheres. “É uma boa notícia saber que as mulheres estão batendo recorde atrás de recorde na tentativa de se formarem e se transformarem em mulheres independentes, com profissão. Isso é muito bom para que agente possa pensar nesse país mais democrático, mais igualitário e sem preconceito de gênero”.

Publicidade

Ao final da entrevista, Lula desejou uma boa prova a cada um dos participantes do Enem. “Torcer para que cada jovem que já está na porta da escola, com sua caneta preta, não fique nervoso. Se tiver uma pergunta difícil, conte até dez, pense numa cosia bonita, numa coisa boa e responda sua pergunta por que no final tudo que vai dar certo. Sorte ao nossos quase quatro milhões de meninos e meninas que vão participar do Enem hoje”.

Enem 2023

Com mais de 3,9 milhões de inscritos, o Enem 2023 foi aplicado em todo o país neste e também será aplicado no próximo domingo, 5 e 12 de novembro. Os portões abrem ao meio-dia e fecham, pontualmente, às 13h, sempre pelo horário de Brasília. A edição deste ano terá apenas provas impressas, formadas por 180 questões objetivas e uma redação. As questões das provas serão coloridas, pela primeira vez na história.

A nota do Enem dá acesso a vagas no ensino superior público e privado por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (ProUni) e ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Publicidade

Os resultados individuais do exame também podem ser utilizados nos processos seletivos de instituições de educação portuguesas. Mais de 50 universidades, institutos politécnicos e escolas superiores têm acordo com o Inep que garante acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursos de graduação em Portugal.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.