
Na última quarta-feira (6), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) foi eleito presidente da Comissão de Educação da Câmara com 22 votos a favor e 15 em branco. Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentaram adiar a votação para impedi-la, mas não conseguiram.
Uma figura polêmica, a entrada do político no cargo gerou fortes reações – tanto durante quanto após a reunião. A deputada Tábata Amaral (PSB), por exemplo, criticou duramente a escolha.“ Me entristece muito saber que a gente está apequenando esse espaço tão importante e tão estratégico para o nosso país que é o do debate educacional com essa pequenez dessa polarização e ter alguém que vai estar aqui para lacrar, defender uma pauta extremista e não entende nada de sala de aula”, disse durante o encontro.
Por outro lado, o deputado Marco Feliciano (PL) declarou que Ferreira foi o deputado mais votado no Brasil em 2022. “A esquerda precisa aprender a respeitar as pessoas. Nikolas é mais nocivo debatendo do que como presidente de uma comissão, que é como um magistrado e não pode fazer nada a não ser dirigir a comissão”, justificou.
Reações na internet
Nas redes sociais, a situação não foi diferente. Internautas se manifestaram contra o deputado, resgatando vídeos antigos e argumentando que Ferreira não tem o conhecimento necessário para ocupar esta posição.
Ao mesmo tempo, seus apoiadores defenderam o deputado sob a justificativa da legitimidade de pautas como ideologia nas escolas, proteção às crianças e homeschooling.
Confira algumas reações:
Senhoras e senhores, com vocês, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que nunca estudou se a Terra é ou não plana, mas foi eleito, nesta quarta-feira, presidente da Comissão de Educação da Câmara.
Parabéns aos envolvidos. pic.twitter.com/A8aT8odpxK
— Antonio Tabet (@antoniotabet) March 7, 2024
Parabéns, Deputado Nikolas Ferreira, pela presidência da Comissão de Educação!
Como membro titular, estarei vigilante contra ideologias nas escolas. Não permitiremos que mexam com nossas crianças!
Nikolas Ferreira @nikolas_dm pic.twitter.com/Tm8nxHFdro
— Carla Zambelli (@Zambelli2210) March 6, 2024
A escolha de Nikolas Ferreira pelo PL para presidir a Comissão de Educação da Câmara, uma das principais pautas para o futuro do país, é uma vergonha.
Os líderes partidários deveriam pressionar o PL para reverter essa nomeação e indicar um nome adequado – e não um deputado sem…
— João Amoêdo (@joaodamoedo) March 7, 2024
Nikolas Ferreira foi eleito, Presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O choro é livre. Estou vendendo lenços 😂 pic.twitter.com/M16Kq9oqA3
— Marcelo Oliveira ✝️🤖🌻🐮👽2️⃣2️⃣ (@Marcelo11150594) March 7, 2024
Fiquem tranquilos que a democracia não será relativa na comissão que irei presidir. Diferente da Venezuela, a oposição terá liberdade e seu lugar de fala.
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) March 7, 2024
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini