Para a realização do Vestibular indígena de 2022, a Unicamp, em Campinas (SP), se juntou à Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). A comissão de vestibulares anunciou a mudança da Unicamp nesta segunda-feira (13), e as inscrições já estão abertas. O cadastro pode ser realizado até o dia 20 de janeiro gratuitamente.
Os interessados podem fazer uma inscrição e indicar até dois cursos, sendo um em cada universidade. O formulário será disponibilizado na página da comissão, a Comvest, na internet.
Na Unicamp, são 130 vagas para 69 cursos de graduação que são oferecidos. Na Ufscar, são até duas vagas em 65 cursos. Segundo o G1, questionou a Comvest sobre os motivos para junção das instituições, mas não deram retorno.
A prova será em conjunto entre as duas universidades, além da inscrição; a operação fica por conta da Comvest. Os editais com as regras e as vagas podem ser acessados nas páginas das instituições.
O vestibular de 2022 vai representar a 15ª edição da modalidade indígena na UFSCar, e a 4ª na Unicampo. No dia 13 de março de 2022 acontecem as provas.
Quem pode se inscrever
Candidatos deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro.
Devem apresentar documentação especificada no edital, a ser entregue no dia da prova do vestibular.
Precisam ter cursado o ensino médio integralmente na rede pública (municipal, estadual, federal), ou em escolas indígenas reconhecidas pela rede pública de ensino ou tenham obtido a certificação do ensino médio pelo Enem ou exames oficiais (por exemplo, o Encceja) e não tenham cursado nenhum período do ensino médio na rede particular.
Se forem aprovados no vestibular, os alunos deverão comprovar as exigências, no ato da matrícula, apresentando toda a documentação que foi exigida.
Cidades que terão provas
No estado de São Paulo, Bauru e Campinas aplicam a prova. As demais cidades são: Dourados (MS), Manaus (AM), Recife (PE), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). A prova vai seguir o horário local de cada cidade, no dia 13 de março do ano que vem.
Conteúdo da prova
A prova será em língua portuguesa, composta por questões de múltipla escolha de diversas disciplinas, e uma redação.
Linguagens e códigos: 14 questões
Ciências da natureza: 12 questões
Matemática: 12 questões
Ciências humanas: 12 questões
Redação
Além das provas citadas acima, os candidatos do curso de licenciatura em música da Unicamp e da UFSCar, deverão realizar o teste de habilidades específicas em música, com o envio eletrônico de vídeos, no período de 25 de janeiro a 8 de fevereiro, pela página da Comvest na internet.
Estão abertas as inscrições gratuitas para o Vestibular Indígena 2022. Nesta edição, Unicamp e UFSCar se uniram e farão inscrições, provas e chamadas de maneira conjunta.
— Vestibular Unicamp (@VestUnicamp) December 13, 2021
Confira tudo no site da Comvest. Link na bio!#Unicamp #VestibularUnicamp #EuNaUnicamp #VestibularIndígena pic.twitter.com/QjBNlvOSoi